Correio Central
Voltar Notícia publicada em 06/09/2020

Ex-vereador Miltinho do Bar se recupera no HM e terá alta na terça-feira

O vereador recebeu tratamento no HM, não precisou ser transferido para UTI e saiu do risco após uma semana de internação.

O ex-vereador Milton Custódio Bragança, o Miltinho do Bar, que na segunda-feira (31) da semana passada se internou no Hospital Municipal Dra. Laura Maria Carvalho Braga já se recuperou da crise que teve, ele não respira mais pelo balão de oxigênio e não precisou ser removido de Ouro Preto do Oeste para uma UTI credenciada no estado, conforme foi divulgado no dia de sua internação.

Assim que foi internado, Milton Custódio recebeu tratamento dentro do protocolo que o corpo clínico da ala do Pronto Socorro de Coronavírus - criada no prédio do HM - que a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) tem empregado para tratar pacientes que apresentam agravamento do quadro de saúde.

Nas primeiras 24 horas que o ex-vereador estava internado, ele recebeu medicação endovenosa (vitaminas) para fortalecer sua fraqueza provocada pela falta de imunidade e combater a fraqueza que não o permitia, segundo relato próprio feito para a reportagem do site Correio Central, sequer que ele ficasse de pé, e remédio para a infecção pulmonar da qual ele estava acometido.

"O trem é sério, não pode brincar. Teve hora que eu achei que ia partir pra “melhor”. Eu ‘tava’ em pé tomando banho e quando via ‘tava’ caído no chão do banheiro. Eu levantava, pegava com Deus e levantava. Quando (recobrava o sentido) via eu já ‘tava’ esparramado no chão de novo”, relatou Miltinho, com sua forma simples de se expressar que lhe é peculiar.

“Você tá bem e de uma hora pra outra parece que vai morrer, não aguenta nem se levantar, respira com muita dificuldade”, completou o paciente que vai receber alta na terça-feira, segundo ele próprio afirmou após receber a visita de uma médica no começo da noite deste domingo,06.   

Pelo protocolo, os médicos que se revezam na Sala de Covid tentam curar o paciente em Ouro Preto do Oeste. Entretanto, definem também em conjunto quando o tratamento local não será suficiente, há o risco para o paciente, e é prudente transferi-lo para uma UTI credenciada.

A decisão da equipe médica da linha de frente da Sala de Covid do HM em não pedir regulação para transferir o ex-vereador para uma UTI foi descartada a partir do momento que ele reagiu bem a medicação.   

O médico Reinier González Estrada, clínico geral da linha de frente no combate a covid-19 no hospital público de Ouro Preto do Oeste, inicialmente prescreveu aplicação de vitaminas via endovenosa e de antibióticos para combater a infecção pulmonar.

O ex-vereador apresentava um quadro muito debilitado e estava com imunidade baixa, e comprometimento nos pulmões. “Ele estava com a imunidade muito baixa, por causa do tratamento que fazia não estava se alimentando, mas vimos que podíamos tratar aqui e decidimos não pedir a regulação de UTI”, explicou o médico Reinier González.

Miltinho falou da expectativa de deixar o Hospital Municipal e voltar para casa, e ao se manifestar coloca à frente Deus em primeiro lugar, em seguida menciona agradecimentos desde a pessoas que enviaram a ele mensagens de apoio, orações, aos profissionais da unidade hospitalar, mas principalmente aos doutores e doutoras que estão honrando o juramento da profissão: “É tanto médico que entrava e sai que eu não sei o nome deles pra agradecer o que eles, os enfermeiros todo mundo fizeram por mim”, concluiu.

RELATO DE EMPRESÁRIO OURO-PRETENSE SEM COMORBIDADE

Um empresário proativo de Ouro Preto do Oeste que não tem comorbidades e se encontra internado em um hospital particular de Ji-Paraná, se recuperando da covid-19, e seu quadro indica que ele é paciente tido como fora de risco, também comentou na noite deste domingo como o corpo humano se comporta quando o indivíduo contrai o coronavírus: “A gente tem uma febre terrível, sofre uma fraqueza inexplicável. Você não tem ideia”, resumiu.

Pacientes que decidem falar espontaneamente geralmente pedem o sigilo do nome. As publicações do site Correio Central sobre a preservação de pacientes, e até de vítimas que vêm a óbito no município é uma forma de não prejudicar familiares devido a discriminação sofrida no meio onde trabalham e, principalmente, onde residem.

A maioria relata sintomas que são uma mistura de várias doenças, e crises que o indivíduo só acredita quando é acometido pelo vírus. “Minha irmã não está trabalhando, mas ela pegou covid e passa o dia inteiro com as pernas pra cima, por causa de dores que não param dia e noite. Ela fala que a fraqueza é outro problema”, relatou um leitor deste informativo eletrônico que acompanha o sofrimento e a recuperação da irmã.

Pronto Socorro Coronavírus do HM recebe pacientes em último caso. Postos de Saúde e UBSs de Ouro Preto do Oeste fazem o atendimento preliminar. Na cidade, um carro de som convoca pessoas com sintomas iniciais a procurarem as unidade de saúde pública para atendimento precoce.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também