Correio Central
Voltar Notícia publicada em 06/01/2020

Dona Joaninha completa 100 anos e ganha uma superfesta de aniversário

Dona Joaninha completou um século de vida, quatro décadas foram vividas em Ouro Preto do Oeste, RO.

Joana Pinheiro de Oliveira, que é carinhosamente chamada de dona Joaninha, completou 100 anos de vida no dia e teve um dia inesquecível que foi preparado pela sua filha com a ajuda de um grupo de amigas.

Ela é baiana, nasceu no dia 1º de janeiro de 1920, ganhou uma superfesta por completar um século de vida no último sábado, e mostrando-se bastante lúcida, brincou, dançou, se divertiu muito pescando e recebendo muito carinho.

Quando tinha 60 anos de idade dona Joaninha chegou com sua família em Ouro Preto do Oeste no ano de 1979, vieram ela com seu esposo José Lopes de Oliveira e uma das filhas, Josiene Pinheiro de Oliveira, a “Jô”, que é formada em Letras e é a artesã responsável por muitos trabalhos de decoração do CRAS, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), inclusive pelas artes de Natal.

Baiana de Itamaraju, dona Joaninha ficou ela ficou viúva em 1984 e acabou de criar Jô, sua única filha adotiva desde os 2 meses de idade. A festa surpresa para dona Joaninha foi organizada por um grupo de amigas e aconteceu na sede da fazenda do casal José Araújo e Jocidete.

Dona Joaninha sempre foi uma pessoa bastante prestativa ajudou muita gente da área rural que vinha para a cidade com mulheres pra ter criança, dava apoio em sua casa a muitos sitiantes doentes de malária, o que para ela era um prazer poder ajudá-los.

Ela batalhou e sofreu muito pra criar sua filha. Lavava roupas para famílias para sobreviver e garantir os estudos de sua filha e nunca desistiu de lutar.

Sobre sua vida dona Joaninha tem boas memórias, mas ela pontua uma condição: “Hoje sou a filha da minha filha, me tornei um Bebé. Minha filha me trata como uma rainha Ela é minha maior alegria. Eu também sou grata aos meus amigos, que são anjos na nossa vida”, disse com muita gratidão.

Sobre sua vida ativa ela não economiza suas habilidades em jogos de distração. “Ainda sou fera no dominó e na bisca”. 

Dona Joaninha ensina que o segredo para se viver 100 Anos é se alimentar bem, e viver uma vida saudável para não morrer antes da hora.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br


Leia Também