Correio Central
Voltar Notícia publicada em 06/12/2019

Correio Central marca presença na premiação da FENACOM em Porto Velho

Evento homenageou grandes nomes da imprensa rondoniense, e fez justa homenagem aos colegas que já partiram dessa vida.

A Empresa Jornalística Correio Central marcou presença no evento de premiação de entrega do Troféu Senador Amir Lando, em ocorrido em Porto Velho na noite do último sábado, 30 de novembro, na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE/RO).

O repórter Edmilson Rodrigues, editor do site e jornal Correio Central recebeu o Troféu Senador Amir Lando. 

O evento foi realizado pela Federação Nacional dos Comunicadores (FENACOM), e após a entrega da premiação o jornalista Osman Silva, de Ariquemes, foi eleito o presidente da entidade para a Regional Rondônia.

Na ocasião, além de jornalistas, radialistas e profissionais que labutam na imprensa ativa do estado, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário também foram homenageados.

O evento foi organizado pelo radialista Fábio Camilo, presidente nacional da FENACOM, que anunciou que ainda este mês será realizada uma edição de entrega do Troféu Senador Amir Lando a profissionais de imprensa e outras personalidades dos municípios da Região Central no dia 21 de dezembro em Ouro Preto do Oeste, no plenário da Câmara Municipal.

Homenagem a Santiago Roas

Um dos momentos marcantes da entrega do Troféu Amir Lando foi o da entrega de uma placa “IN Memorian” a senhora Rafaela Freitas Melo, viúva do jornalista e professor universitário Santiago Roas, que faleceu no dia 30 de agosto.

Marcela, acompanhada da filha, recebeu a placa em homenagem a Santiago pela sua atuação em defesa da liberdade de expressão, imprensa livre e pela consolidação da democracia.    

Jornalista e senador Odacir Soares

Outra homenagem justa prestada pela FENACOM foi ao ex-senador Odacir Soares Rodrigues, advogado, jornalista e político, falecido em setembro deste ano, que contribuiu com a história de Rondônia.

O troféu em homenagem a Odacir Soares foi recebido pelo advogado Fernando Sadeck, cunhado do advogado e jornalista que fundou no estado as emissoras Rondônia AM e FM, do Sistema Rondônia de Comunicação (RRC).

Outro profissional lembrado no evento foi o jornalista e professor de História Vitor Paniagua, de Vilhena, que faleceu em fevereiro de 2018. Paniagua foi citado pelo deputado estadual Luizinho Goebel, que atribuiu a Vitor a sua entrada na política. Goebel disse que Paniagua dizia que ele deveria se candidatar, que ele seria um bom político.  

Pra mim, foi muito gratificante participar de um evento onde pude conferir homenagens a pessoas como o jornalista e senador Odacir Soares, que me deu a primeira oportunidade de trabalhar em uma emissora de peso como a Rádio Rondônia, e me emocionar ao ver a esposa e a filha do jornalista e professor Santiago Roas, com quem também tive o privilégio de trabalhar em uma redação de um grande jornal.

A menção a Vitor Paniagua, colega de editoria no Jornal Folha de Rondônia, feita por Luizinho Goebel, me fez refletir como o tempo passa rápido, e em razão da correria a gente as vezes se esquece que os amigos e companheiros de trabalho já partiram dessa vida. Gratidão a Deus é a única palavra.  

Edmilson Rodrigues.

Presidente do TJRO também foi agraciado com o Troféu Amir Lando e discursou em favor do jornalismo sério e combatente, mesmo quando o profissional tem que enfrentar os poderes Executivo, Legislativo e o Judiciário. 

 

 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também