Correio Central
Voltar Notícia publicada em 21/11/2018

Capoeira transforma a realidade social de crianças e jovens em Ouro Preto do Oeste

Associação fornece aulas de capoeira gratuitamente no Lions Clube com ajuda de empresas e dos pais dos alunos.

Nesta segunda-feira (20), um grupo de capoeiristas tiveram uma aula de apresentação no Parque do Bosque Municipal de Ouro Preto do Oeste, em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra. A dança de capoeira é uma ferramenta cultural, esportiva e social.

Destaque na apresentação para três crianças de 2, 4 e 6 anos que juntamente com a mãe participam das atividades da Associação de Capoeira local que funciona há quatro anos na cidade e já apresenta resultados sociais relevantes, sobretudo no que tange a tirar adolescentes desvirtuados consumindo bebida e drogas.

As aulas de capoeira são oferecidas gratuitamente em Ouro Preto para crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos, dentro do projeto “Bom de Escola, Bom de Capoeira”, da Associação Cultural e Esportiva Capuerê, que é tem à frente o professor Adilson da Silva Alves, o mestre Gaivota.

As aulas são ministradas na sede do Lions Clube Ouro Preto, entidade parceira da Associação não recebe nenhum incentivo público e é mantida com apoio de patrocinadores do comércio e pelos pais de alunos. As aulas são na segunda, quarta e sexta, das 17 às 18h30min.

Segundo o Professor Gaivota, a Associação em quatro anos já formou em torno de 150 alunos de todas as faixas etárias e atende toda a comunidade sem custo algum, basta o interesse da parte do aluno.

Gaivota reforça que, o foco voltado para impedir que adolescentes saiam da rotina estudantil e da vida em família é uma das missões da Associação Capuerê. “Aqui no bairro Aeroporto onde eu já morei, as pessoas falam que não circula drogas, mas infelizmente pensa assim quem não anda, não sai do escritório ou do ar-condicionado para ver o que acontece”, lamenta.

“Dentro do nosso projeto a gente já conseguiu tirar cinco adolescentes das drogas. Aqui dentro do bosque, tem adolescentes de 13 anos que estão usando e eu estou buscando recuperar um deles que foi nosso aluno e os demais apresentando nosso projeto”, afirmou o professor.

O soldador Franck André Cruz, 41 anos, acompanha as aulas de capoeira dos seus quatro filhos de 2, 4, 6 e 7 anos, e da sua esposa. A família mora no Jardim Aeroporto e Franck afirma que a dança de capoeira dá equilíbrio e confiança para todos. “Graças a Deus a capoeira tem ajudado muito, principalmente o Endyo, de dois anos”, disse.

O soldador Franck André com os dois filhos de 2 e 4 anos que fazem aulas de capoeira na Associação Capuerê

A Associação recebe apoio da Azulão Malhas, Auto Posto Dom Bosco, da loja Dom Bosco Materiais para Construção, Moto Mania, Posto do Bosque e da Academia Sparta Fitness.

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também