Correio Central
Voltar Notícia publicada em 15/06/2021

Miúcha: Cadelinha desaparecida vira caso de polícia em Ouro Preto do Oeste

"Tudo que você encontra na rua seja cachorro ou objeto que não te pertence você deve procurar os meios legais pra devolver"

Na terça-feira da semana passada a dona de uma cadelinha da raça Yorkshire publicou nas redes sociais um banner do desaparecimento de sua cachorrinha pedindo ajuda à população de Ouro Preto do Oeste para localizar seu animalzinho de estimação. 

Como não obteve resposta para o desaparecimento de Miúcha, a dona do animal procurou a Delegacia Civil e registrou uma ocorrência narrando o sumiço da cadelinha.  

Para a sorte da dona de Miúcha, policiais civis designados para entregar mandado de intimação na cidade localizaram a cachorra em uma residência da cidade. Um filhote de Yorkshire como a Miúcha está à venda por valor médio de R$ 2.000,00, informou uma criadora de cães dessa raça.  

A pessoa que encontrou a cadelinha e abrigou em sua casa, sem demonstrar interesse em devolver incorreu no artigo 169, parágrafo único, inc. II do Código Penal brasileiro, conforme explica o delegado Niki Alves Locatelli. “Muitas pessoas encontram cachorro, ou outro animal de estimação ou posse de outrem na rua, e não devolvem. E a lei é muito clara quanto a isso: tudo que você encontra na rua seja cachorro ou objeto que não te pertence você deve procurar os meios legais pra devolver”. 

O caso de Miúcha ilustra um hábito comum na maioria das pessoas que encontram animal de estimação de valor majorado ou bem de maior valor, e não procuram meios de tentar devolver ao legítimo proprietário, talvez por falta de conhecimento da legislação em vigor que define punição.  

Nesse caso específico, a pessoa que encontrou essa cachorra não procurou o canil da prefeitura ou a delegacia pra devolver, e todo indivíduo que encontra uma coisa e passa de quinze dias e não devolve, pode responder por apropriação de coisa achada que é um crime do código penal”, orienta o delegado Niki Locatelli.  

Imagem do momento que a cadelinha foi encontrada após uma semana longe de seus donos legítimos

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também