Correio Central
Voltar Notícia publicada em 15/06/2021

Parto empelicado: Em Rondônia, bebê nasce dentro da bolsa em parto raro

Vicente Sagres Venâncio nasceu no Hospital Bom Jesus. Bebê é filho de um casal de professores do município de Vale do Paraíso.

No interior de Rondônia, um hospital particular da cidade de Ouro Preto do Oeste - município da região Central do estado -, registrou o nascimento de um bebê que estava empelicado, situação rara que acontece quando a película fina e transparente da bolsa (saco amniótico) que envolve o feto dentro da barriga da mãe não se rompe.      

O parto empelicado foi do nascimento do bebê Vicente Sagres Venâncio, realizado no dia 21 de maio, às 17:04h, no Hospital Bom Jesus. O bebê nasceu pesando 3.605 kg e medindo 49,5 cm.  

O parto de Vicente foi realizado pelo médico ginecologista e obstetra Dener Braun com o acompanhamento da médica pediatra Rosely Zamparoni. 

Vicente é filho do casal de professores Jaconias Venâncio de Souza, 54 anos, e Sirlei Teixeira Sagres, 32, que reside no município de Vale do Paraíso - a 36 Km de Ouro Preto do Oeste.   

Considerado bastante raro, o parto empelicado é tratado como um fenômeno natural, muito interessante, e de muitas crenças. Isso pelo motivo de o bebê permanecer dentro da bolsa amniótica, que o protege durante a gravidez durante as semanas de gestação.  

De maneira que, o bebê ao nascer pode ser visto dentro da bolsa de líquido amniótico antes de vir ao mundo. Vicente é o segundo filho do casal de professores. Ele tem o irmão Davi Sagres Venâncio, de 7 anos.  

O médico Dener Braun, responsável pelo parto de Sirlei, comentou a respeito do procedimento adotado em um parto tão raro que, ao seu modo de ver, é um momento raro e mágico não apenas para a paciente e seus familiares.   

“Essa bolsinha cheia de líquido é o que protege o bebê durante a gravidez. Na maioria das vezes, se rompe antes ou durante o parto. Por ser um tipo de parto extremamente incomum é emocionante pra paciente, e o médico se sente muito honrado em presenciar esse momento tão especial”, salientou Dener Braun.  

Vicente Sagres Venâncio é do município de Vale do Paraíso. O bebê nasceu sadio em parto realizado no Hospital Bom Jesus em Ouro Preto do Oeste,  pesando 3.605 kg. 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também