Correio Central
Voltar Notícia publicada em 13/08/2018

Ouro Preto: vendaval derruba dois postes na BR, arranca árvores e destelha casas

Ventania retorceu os postes até eles irem abaixo; na cidade várias árvores foram arrancadas com a raiz.

Atualizado - Um vendaval com poucos minutos de duração provocou estragos na cidade de Ouro Preto do Oeste, o vento forte destelhou comércio e casas, e retorceu dois postes com os fios de alta tensão da rede de energia na BR-364 que não suportaram a pressão do vento e caíram, interrompendo o tráfego na pista por mais de uma hora.

A queda dos postes ocorreu em frente à Tendas do Colombo, e como o sistema da Eletrobrás é automático a fiação foi desenergizada imediatamente na central de distribuição em Ji-Paraná. A energia acabou em Ouro Preto, Nova União e Mirante da Serra, mas foi reestabelecida em pouco tempo.  

Técnicos da Eletrobrás Distribuição Rondônia estiveram no local, removeram os postes e improvisaram uma fiação suspensa para restabelecer a energia normalmente, e informaram que apenas um trecho de 500 metros na BR onde não há moradias vai ficar sem energia até amanhã, quando o trabalho de restauração dos postes for concluído.

VEJA VÍDEO ONDE OS POSTES CAÍRAM NO TRECHO DA BR-364 EM FRENTE A TENDAS DO COLOMBO

A reportagem do Correio Central apurou com leitores vários registros de árvores arrancadas em bairros da cidade. Lucas M. Miranda enviou registro de uma árvore que teve a raiz arrancada da terra na rua João Paulo I em frente ao salão Rogério Cabeleireiro. Na avenida Daniel Comboni um ponto comercial foi destelhado.

No Bairro do Incra, uma árvore foi arrancada com a ventania forte. Uma representante de operadora de seguros informou a reportagem que vários clientes telefonaram relatando que telhas voaram do telhado de suas casas. Paineis e fachadas de comércio também foram ao chão com a força do vento. 

No Bairro Alvorada, há relatos de destelhamento de casas e de falta de energia, também houve registro de queda de árvore no terreno do Centro de Acolhimento do Idoso.  

No caso da queda dos dois postes da BR, o serralheiro Deividi Rodrigues Freire, 25 anos, por pouco não é atingido pela fiação energizada dentro de um caminhão da empresa.

Ele decidiu que ia guardar no galpão da empresa o caminhão carregado de ferragens, mas quando percebeu que dois coqueiros haviam caído e uma tenda ia ser levada pelo vento estacionou o veículo ao lado para diminuir a pressão da ventania.

“Eu liguei o caminhão pra guardar no finalzinho de tarde e eu vi os coqueirinhos daqui da frente cair, eu acelerei o caminhão porque vi as tendas querendo voar, o caminhão é alto e eu coloquei ao lado da tenda. Foi a conta de eu tirar o caminhão da direção dos fios e caiu os dois postes” , detalhou Deividi.

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também