Correio Central
Voltar Notícia publicada em 17/01/2019

Ouro Preto do Oeste é a primeira cidade de RO a integrar o atendimento ambulatorial 100% online

A partir de agora, o fichário de um paciente pode ser visto online por médicos dos centros, postos de saúde e do Hospital Municipal.

A Estância Turística de Ouro Preto do Oeste o primeiro município do estado de Rondônia com o sistema de saúde pública totalmente online, a rede de atendimento dos centros e postos de saúde opera com um sistema de informação gratuito desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) que leva conectividade nas unidades de saúde.

Os ficheiros de papel estão sendo aposentados, vai se tornar coisa do passado. Na prática, agora na rede de saúde pública da cidade do mesmo modo que um advogado remete uma petição pelo computador ao juiz, um médico de um centro de saúde pode conectar a ficha de um paciente que foi atendimento em outro centro, em uma das unidades básica de saúde (UBS) ou no Hospital Municipal Dra. Laura Maria Carvalho Braga.

A secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) em sua nova gestão comandada pelo secretário de Saúde Cristiano Ramos, através da Gerência de TI coordenada pelo funcionário de carreira Helio Caetano foi ampliada com a contratação de mais um analista de sistemas, e concluiu no final de dezembro de 2018 a implantação 100% online do sistema e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) em todos postos e centros de saúde.

A partir de agora, os centros de saúde e postos de saúde e Hospital Municipal contam com os ambientes informatizados de atendimento (recepção, consultórios e sala de procedimentos), viabilizam a utilização do sistema com Prontuário Eletrônico-PEC, que é totalmente protegido no sistema e criptografado, fornece informações individualizadas de cada um dos usuários da unidade e contém funcionalidades que facilitam o dia a dia das equipes, como a organização das agendas dos profissionais que atuam na atenção básica.

A prática antiga com o prontuário em papel, todas as informações médicas dos pacientes ficavam limitadas a seu local de armazenamento, não podendo ser acessadas, por exemplo, por profissionais de outros postos e centros de saúde.

“Pelo método antigo, se o cidadão procurasse atendimento em um outro centro de saúde pública, o prontuário em papel está inacessível. Esse empecilho obviamente reduzia a qualidade e a eficácia dos serviços médicos prestados”, explica Hélio Caetano, que trabalhou na implantação do e-SUS.

Hélio Caetano (à esquerda), gerente de TI da SEMSAU, coordenou a implantação do sistema e-SUS

Já com o prontuário eletrônico de acesso restrito por se tratar de informações sigilosas, o médico pode acessar os arquivos de qualquer unidade básica de saúde, e até mesmo compartilhá-los com outros profissionais que estejam oferecendo atendimento ao paciente. Dessa forma se promove a familiarização com o histórico do paciente a fim de que decisões mais acuradas sejam tomadas, de modo a agilizar diagnósticos e atendimentos, enquanto promove uma saúde mais democrática e precisa. 

Essa integração de informações é completamente inviável quando falamos do prontuário tradicional. O papel impede que você faça buscas filtradas por datas e que você compartilhe informações sem perder o acesso ao documento.

Outra vantagem do e-Sus é a redução dos gastos com papéis e impressões possam inicialmente parecer desprezíveis, é preciso lembrar que eles vão se somando ao longo do tempo, pouco a pouco. Isso sem contar que ainda devem ser acrescidos dos custos com o espaço de armazenamento dos prontuários.

O prefeito Vagno Gonçalves Barros “Panisoly” (PSDC) estará realizando nos próximos dias a entrega de novos e modernos equipamentos para a saúde pública do município, que vão dinamizar ainda mais a saúde pública ofertada em Ouro Preto do Oeste. “O mérito dessa conquista é dos profissionais dedicados que realmente fazem a diferença. Com essas inovações vamos dar um salto importante para o futuro”, valoriza.   

sistema integrado une os ficháarios de pacientes

 

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também