Correio Central
Voltar Notícia publicada em 16/08/2018

Ouro Preto: Concurso Leiteiro da 14ª Expo Show Norte reúne criadores de quatro municípios

Os animais da Região apresentaram maior produtividade de leite nos últimos anos, aumentando as ordenhas do concurso.

O Concurso Leiteiro regional da 14ª Expo Show Norte de Ouro Preto do Oeste promovido pela Emater/RO com a Seagri/RO, em parceria com a diretoria da Expo Show Norte e o apoio de patrocinadores da iniciativa privada, teve início na última terça-feira (14) com a participação de criadores nas categorias vaca e novilha Aberta, e Agricultura Familiar.

Às 10 horas, foi realizada a secagem oficial dos animais, e às 14 horas foi registrada a primeira ordenha valendo pela competição. Este ano, são realizadas três ordenhas por dia: 6hs, 14hs e 22hs.

PRODUTIVIDADE

Até dois anos, no concurso a Emater os competidores realizavam duas ordenhas por dia, mas com a evolução do rebanho leiteiro da Região Central e o aumento da produtividade dos animais, a partir de 2017 foram adotadas três ordenhas diárias.

Segundo explicação da zootecnista Lilian Barbosa e do veterinário Vinicius Cruz, lotados no escritório da Emater em Ouro Preto do Oeste, o incremento de rebanho genético foi crescente nos últimos anos, e somado com a boa nutrição e a sanidade animal os animais podem alcançar o máximo de sua expressão genética.

O concurso leiteiro da 14ª Expo Show Norte conta com a participação de criadores de quatro municípios, e nesta edição a competição de produtividade entre os criadores de gado de leite tem representante de Alvorada do Oeste.  

No evento não há recurso público envolvido, e a premiação aos vencedores será entregue na sexta-feira. O concurso leiteiro recebe o apoio da Associação dos Produtores Rurais do Município de (Asprumop), da Casa da Lavoura, Hágil Terapêutica, Laticínios Segredo de Minas, Laticínios Vitalli de Teixeirópolis, Laticínio Ouro Verde de Mirante da Serra e Sicoob Ourocredi.  

Em 2017, a novilha “Malu” do produtor Amélio Fazolo, de Vale do Paraíso, foi a campeã na categoria Agricultura Familiar com média diária de 49.965 kg de leite; a vaca “Diana” do produtor Edenilson Bueno venceu com a média diária de 55.170 kg.

Na categoria aberta, a vaca Floresta da produtora Lucide Bernardina Rigoni, de Theobroma, ganhou o concurso com média diária de 47.917 kg de leite.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também