Correio Central
Voltar Notícia publicada em 31/08/2018

Comandante Geral da PM visita 3ª Cia em Ouro Preto e se reúne com militares da Região

Coronel interagiu com os militares e anunciou as mudanças estruturais que estão em curso na PM de Rondônia

O Coronel PM Mauro Ronaldo Flores Correa, Comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia visitou na manhã desta quinta-feira (30) o Quartel da sede da 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo em Ouro Preto do Oeste (3ª Cia/PO/OPO/2º BPM), situado na rua Padre Adolfo Rohl, no Jardim Bandeirante.

Coronel Ronaldo estava acompanhado do tenente coronel PM Sena, comandante do 2° Batalhão da Polícia Militar em Ji-Paraná (2º BPM), e ambos foram recepcionados pelo comandante da 3ª Cia, capitão PM Elias, comandantes de quarteis e subgrupamentos e policiais militares lotados nos municípios de Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis, Vale do Paraíso e do Distrito de Rondominas.

O objetivo da visita do Comandante Geral da PM à Região de Ouro Preto foi para conhecer a realidade do policiamento local, fazer a vistoria das instalações do quartel, e promover uma reunião com os policiais militares deste destacamento.

Além da visita ser de cortesia, e que permitiu o contato direto com a tropa, coronel Ronaldo interagiu com os militares e elogiou o trabalho de segurança ostensiva que é realizado pela Polícia Militar nos municípios subordinados à 3ª Cia e 2º BPM, onde é verificado índice de segurança superior as demais regiões.   

O comandante Geral da PM fez uma explanação sobre as mudanças que vêm sendo promovidas pela Polícia Militar a partir da aprovação pela Assembleia Legislativa das leis de progressão funcional, e de reorganização da corporação e dos Corpo de Bombeiros Militar, e fez um discurso de incentivo e motivação para os militares.

Tão logo as leis citadas pelo Coronel Ronaldo foram aprovadas na ALE, o governador Daniel Pereira (PSB) assinou os Decretos de regulamentação de novas unidades operacionais (batalhões), da reforma geral na estrutura da corporação e da criação de novas forças policiais.

A nova gestão investiu R$ 14 milhões de recursos oriundos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO) e do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público do Estado (MP/RO).

Capitão PM Elias com os coroneis em visita ao quartel da 3ª Companhia da Polícia Militar em Ouro Preto do Oeste

Com a reestruturação, as Companhias de Trânsito foram elevadas a Batalhão de Trânsito; foram criados o Batalhão de Operações Especiais (Bope) em substituição ao COE e o Batalhão de Choque para atuação em distúrbios civis, unidades prisionais, patrulhamento tático móvel, grupo de intervenção tática ostensiva com emprego de motocicletas e de cães treinados para repressão a roubos, tráfico de drogas e vários outros atos ilícitos.

A PM de Rondônia está investindo em tecnologia e adquirindo o Kit Móbile composto de um tablet equipado para registro de ocorrências, a Body Cam, as câmeras que são acopladas ao corpo do policial que permite a filmagem da ação policial e o aplicativo Agente Cidadão.  

Na esteira dessas medidas reestruturais, a corporação iniciou os procedimentos de incentivos à carreira militar com a oferta de 697 vagas em Cursos de Formação de Sargentos (CFS I, II e III), de 1.392 vagas para Cursos de Formação de Cabos II e III na modalidade à distância além de outros cursos administrativos.

Capitão PM Edvaldo Elias, comandante da 3ª Cia, frisou que a vinda do coronel e a explanação dessas mudanças abrem um leque de oportunidade para os policiais militares, e que esse estímulo os incentiva a atuarem com mais determinação nas ruas.

Equipamentos modernos foram adquiridos para os PMs atuarem nas ruas. Foto: cabo PM Raicinaluz Coeli

 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também