Correio Central
Voltar Notícia publicada em 03/08/2019

Autoridades prestigiam a abertura do curso de formação da Polícia Mirim de Ouro Preto do Oeste

Alunos terão aulas de educação física, noções de direito civil, constitucional e penal, cidadania, civismo, instruções do Corpo de Bombeiros etc.

O Comando da 3ª Companha de Policiamento Ostensivo de Ouro Preto do Oeste (RO) promoveu na manhã da última sexta-feira (2) a Formatura de abertura do Curso de Polícia Mirim, o lançamento do curso que foi iniciado na segunda-feira contou com a presença de diversas autoridades e parceiros envolvidos no projeto.  

O evento conduzido pelo Capitão PM Edvaldo Elias de Araújo, comandante da 3ª Companha (3ª Cia/PO/OPO - 2º BPM) contou com a presença do prefeito Vagno Gonçalves Barroas (PSDC), do juiz Rogério Montai de Lima, titular da Vara Criminal da Comarca, Tenente Coronel João Severino Sena Neto, comandante do 2º BPM sediado em Ji-Paraná, Capitão BM Moacyr de Paula, além de representantes do governo estadual, do Conseg, de escolas e convidados.

O comandante do da 3ª Cia agradeceu ao juiz da Vara Criminal e ao Ministério Público pela disponibilidade do recurso de R$ 25.944,04 para o projeto da Polícia Mirim, e também a prefeitura pela contribuição através da Secretaria Municipal de Educação – SEMECE e SEMAS.

Ele enfatizou que a grade curricular dos adolescentes que participam do curso de Polícia Mirim é bastante extensa. Os alunos receberão aulas de educação física, noções de direito civil, constitucional e penal, cidadania, civismo, instruções do Corpo de Bombeiros, palestras com profissionais de áreas clínicas e odontológicas além de outras atividades.

O prefeito Vagno Panisoly fez um breve discurso no quartel da PM; ele mencionou que apesar do efetivo pequeno a Polícia Militar está realizando esse brilhante projeto com engajamento do Ministério Público e do juiz da Vara Criminal que teve essa percepção de auxiliar no curso de formação do policial mirim.

O juiz Rogério Montai de Lima, que é professor há 21 anos e exerce a magistratura no Estado de Rondônia há 11 anos, destacou que esse trabalho que a Polícia Militar exerce e o Corpo de Bombeiros também exerce é fundamental, pois constrói civilidade, fomenta a educação e tira a juventude com idade entre 12 e 15 anos dos caminhos errados.  

Para o juiz, a família tem uma participação enorme nesse processo, e esse investimento que também propõe a Polícia Militar a fazer algo a mais e se disponibilizar em formar futuros cidadãos, é absolutamente satisfatório e os resultados são exemplares

“Nós acreditamos que a formação do pensamento e a construção da civilidade se dá exatamente nesta data. Os problemas criminais precisam ser atacados na origem, e só há um caminho pra destruir a criminalidade no Brasil como um todo, que é o caminho pela educação”, sugere.

O comandante do 2º BPM coronel Sena lembrou no evento que a Polícia Militar do Estado de Rondônia, em que pese não ter essa atividade como sua missão precípua, a corporação se alegra em participar contribuindo com a formação de adolescentes e jovens através de projetos sociais realizados em várias cidades, como é o caso do PROERD, com escolas de futebol, escola de música, de artes marciais, todos voltados para a contribuição da formação do cidadão de bem.   

Coronel Sena registrou que que o momento de formação da Polícia Mirim em Ouro Preto é histórico e elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido em Ouro Preto do Oeste pelo capitão Edvaldo Elias e seus comandados. “Os senhores estão de parabéns pelos resultados apresentados. Continuem trabalhando firmes, olhando sempre para frente e para o alto”, disse.

3ª Sargento Rosana é a comandante da Polícia Mirim

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também