Correio Central
Voltar Notícia publicada em 12/07/2021

Uso de narguilé: Fantástico mostra caso de jovem cuaibana que perdeu parte do pulmão

Livian Monteiro, de 19 anos, teve uma infecção chamada de aspergilose e passou por cirurgia no dia 19 de junho.

O caso da jovem de Cuiabá, Livian Monteiro, 19, que contraiu fungos pulmão após usar narguilé, e teve que passar por uma cirurgia no último dia 14 de junho, para retirar parte do órgão, foi destaque no Fantástico deste domingo durante uma matéria sobre os males do narguilé.

A matéria mostrou o relato de Livian, que teve uma infecção chamada de aspergilose e também mostrou parte da recuperação da jovem, que ficou internada no Hospital Universitário Júlio Muller.

Livian relatava desde o dia 3 de abril que estava passando por vários médicos e realizando vários exames. No dia 19 de abril, ela descobriu os fungos através de um exame de tomografia analisado por um pneumologista.

Em fotos compartilhadas na rede social, a jovem mostra o pulmão com a grande quantidade de fungos.  Ela teve parte do pulmão retirado em uma cirurgia de lobectomia - remoção do lobo inteiro do pulmão. 

“Como da para ver nas fotos estava bem avançado. Essa bola de fungos poderia ter explodido e me causado uma infecção generalizada”, contou.

Ainda de acordo com o relato, ela contraiu os fungos através da água na narguilé, pelo recipiente mal lavado ou alguém já contaminado que tenha compartilhado a mangueira com ela.

“Sejam cuidadosos e exijam sempre os devidos cuidados no uso do narguilé em tabacarias e lounges. Caso utilizem, tenham responsabilidade com você ou com o próximo”, alerta. Editor: João Aguiar

Fonte: reportermt.com.br

Leia Também