Correio Central
Voltar Notícia publicada em 30/10/2019

Recém-nascido é transferido de Ouro Preto para Porto Velho em avião de resgate aeromédico

Bebê com 5 dias foi trasnferido para a UTI Neonatal do Hospital Cosme e Damião, em Porto Velho.

Na manhã da última terça-feira (29) um recém-nascido com cinco dias de vida foi transferido do Hospital Municipal Dra. Laura Maria Carvalho Braga, em Ouro Preto do Oeste (RO), para o Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), em Porto Velho, o bebê apresentava um baixo índice de plaquetas e necessitava de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI Neonatal).

O avião com a equipe aeromédica da equipe do Grupo de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar desceu no aeroporto de Ji-Paraná, onde a ambulância equipe do HM de Ouro Preto do Oeste com o bebê estabilizado, acompanhado do médico pediatra e clínico geral Reinier Gonzalez Strada, já aguardava para o resgate.

O recém-nascido foi transferido da Unidade Mista de Saúde de Vale do Paraíso para o HM no final da noite de domingo, e após ser avaliado durante a madrugada apresentava níveis de plaqueta muito baixos e a doença que ele tinha colocava em risco a vida dele.

O médico Reinier Gonzalez explicou que o procedimento foi necessário porque o bebê, apesar de não ter o diagnóstico completo do quadro clínico da criança, ela apresentava um distúrbio genético que é raro, mas pode acontecer e precisava ser investigado para definir a causa dos problemas que o recém-nascido apresentava.  

“A gente entrou em contato com a regulação do SUS e o paciente foi regulado para Porto Velho, ao hospital São Cosme e Damião. A doutora que aceitou a vaga sugeriu fazer o translado de avião para o bebê para amenizar o tempo e a demora entre o município que sai o paciente até o centro especializado na capital, a conduta definitiva que vai ser tomada”, justificou o médico.

O diretor do Hospital Municipal Wagner Almeida elogiou a eficiência do resgate aeromédico que se mobiliza com muita rapidez e ajuda a salvar vidas, e que somente este mês dois houve translado de pacientes de Ouro Preto do Oeste para Porto Velho bem-sucedidos.

Houve uma terceira solicitação para a transferência de uma idosa com suspeita de dengue hemorrágica, porém a paciente faleceu antes do envio da equipe aeromédica.

Para o diretor do HM local, essas operações salvam a vida do paciente quando a equipe médica percebe que não há outro meio de estabilizar um paciente em estado grave senão o translado”, destacou.

O bebê está internado no Hospital São Cosme e Damião, em Porto Velho. O nome e o endereço do paciente que é do município de Vale do Paraíso não foram revelados. Imagens ilustrativas (arquivo Secom e CBMRO).

 

 

 

  

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também