Correio Central
Voltar Notícia publicada em 19/09/2021

Proposta de legalizar imigrantes é aprovada pelo Comitê Judiciário da Câmara dos EUA

Projeto aprovado por 25 votos a favor e 19 contra, poderá conceder Green Card a cerca de oito milhões de imigrantes, entre eles os Dreamers, quem tem Status de Proteção Temporária (TPS, sigla em inglês).

Esta semana iniciou de forma positiva para a comunidade imigrante que vive nos Estados Unidos. No dia 13, o Comitê Judiciário da Câmara de Deputados aprovou partes da proposta que visa legalizar milhões de pessoas no país. Chamado de “Projeto de Reconciliação”, ele faz parte dos gastos que os democratas querem inserir no orçamento de US $3,5 trilhões.

De acordo com as informações, o projeto que foi aprovado por 25 votos a favor e 19 contra, poderá conceder Green Card a cerca de oito milhões de imigrantes, entre eles os Dreamers, quem tem Status de Proteção Temporária (TPS, sigla em inglês), e trabalhadores indocumentados considerados essenciais durante a pandemia.

Agora, para se tornar lei, o projeto precisa ser aprovado pelos Deputados e depois pelo Senado e depois ser sancionado pelo presidente Joe Biden. 

Além de legalizar, o projeto também prevê a volta de no mínimo de 226.000 vistos de imigrante em categorias baseadas na família e no emprego. Muitos imigrantes com base no emprego podem conseguir se ajustar ao status de residência permanente, classificando-se como “trabalhadores essenciais”.

De acordo com o Departamento de Segurança Interna, “as indústrias cujo seus funcionários são considerados essenciais são medicina e saúde, telecomunicações, sistemas de tecnologia da informação, defesa, alimentos e agricultura, transporte e logística, energia, água e esgoto e aplicação da lei. Outros podem se ajustar nesta categoria.

Mas o advogado brasileiro, Danilo Brack, especializado em imigração disse que ainda é cedo para comemorar. “Esta aprovação acende uma chama de esperança em milhões de imigrantes, mas eu proponho mais cautela porque essa proposta está sujeita a inúmeras modificações até o seu texto final”, disse ele.

Brack destacou que a proposta foi aprovada apenas em um subcomitê da Câmara até agora e que a proposta prevê sua implementação seis meses após a assinatura do Presidente Joe Biden ou no dia 1º de Maio - o que vier primeiro. “Depois, ainda tem as outras regras de 90 dias de publicação no Federal Registry, necessidade de projetar procedimentos e formulários, taxas, entre outras”, acrescentou.

Ele disse que, mesmo aprovado nos próximos meses, vai demorar um bom tempo até ela entrar em vigor... isso se entrar”, continuou.

Brack explica que queria poder falar que a reforma está a caminho e assim começaria a coletar clientes para o seu escritório. Mas como o seu interesse é com a verdade, ele afirma que ainda é cedo. “De acordo com ele, quem oferecer serviço de legalização através deste processo, vai estar enganando a comunidade”, afirma.

As informações são do site braziliantimes - link origiinal https://www.braziliantimes.com/imigracao/2021/09/16/proposta-para-legalizar-milhoes-de-imigrantes-e-aprovado-pelo-comite-judiciario.html

Fonte: braziliantimes

Leia Também