Correio Central
Voltar Notícia publicada em 25/05/2019

Presidente da OAB esculacha advogados em posts nas Redes Sociais

Pelo twitter, presidente desceu o nível e disse que “pelo menos eu sei quem é meu pai. Os filhos da puta não costumam saber”.

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, desceu o nível de um debate com advogados nas Redes Sociais na última quarta-feira (22). Depois de receber críticas em relação a um evento realizado no Conselho Federal da OAB sobre Fake News no seu perfil. 
 

Após uma publicação de Felipe Santa Cruz na sua conta do Twitter em que divulga o evento, críticos começaram a questionar o presidente da OAB. No meio da discussão, advogados citaram o pai de Santa Cruz na conversa, desaparecido durante o Período Militar. Em resposta, o presidente desceu o nível e disse que “pelo menos eu sei quem é meu pai. Os filhos da puta não costumam saber”, postou o presidente da OAB.

Na sequência, uma das advogadas que estava na discussão rebateu a fala do representante da classe advocatícia. Flavia Ferronato interrogou Santa Cruz. “Algum problema com putas? Alguma espécie de preconceito? ”, questionou. Na réplica, o presidente da OAB usou o tom de ironia para dar continuidade à discussão. “Desculpa se ofendi sua profissão”, disse Santa Cruz em resposta a crítica.

Cenário delicado

A discussão gerou um clima tenso entre a categoria. O advogado Pierre Lourenço da Silva, integrante da Comissão de Defesa dos Honorários Advocatícios da OAB Paraná, deu entrada na tarde de ontem (23) com uma representação no Conselho Federal da OAB pedindo o afastamento de Felipe Santa Cruz, pelas declarações realizadas na Rede Social. 

No documento, o presidente da Ordem é acusado por quebra de Decoro e a representação destaca o artigo 70, parágrafo 3º, do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94). Outra acusação que Pierre Lourenço faz contra Santa Cruz é a de Difamação, com base no artigo Nº 139 do Código Penal.

Recuo  

Por meio de nota a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná, onde o advogado Pierre Lourenço da Silva é membro, soltou uma nota em defesa de Felipe Santa Cruz. De acordo com a publicação da entidade, a representação contra o presidente da OAB “não reflete o pensamento da diretoria ou do Conselho Pleno da seccional”, diz a nota.

Ainda de acordo com o posicionamento da OAB/PR, “o advogado em momento algum informou ou submeteu à seccional paranaense sua postulação, não estando, pois, autorizado a usar o nome da instituição”. A instituição ainda ressaltou apoio a Felipe Santa Cruz, informando que o presidente tem atuado na promoção da advocacia.

“Felipe Santa Cruz tem um histórico de excelentes serviços prestados à advocacia brasileira. Sua atuação como dirigente de Ordem, especialmente presidindo a seccional da OAB Rio de Janeiro, seu trabalho em favor da cidadania, sua defesa intransigente da democracia e sua luta pelas prerrogativas da advocacia, o credenciou a ser eleito presidente da OAB nacional no início deste ano. Para essa importante missão, conta com o apoio e a total confiança da seccional paranaense. A OAB Paraná reafirma os compromissos de independência, valorização da advocacia, defesa da Constituição Federal e dos princípios Republicanos, compartilhados pelo Presidente Felipe Santa Cruz”, conclui a nota da Seccional da OAB no Paraná.

Fonte: Justiça em Foco

Leia Também