Correio Central
Voltar Notícia publicada em 25/09/2021

Embrapa busca parceiros para finalizar tecnologia de produção de bacon ovino

Além do Bacon, o projeto já desenvolveu produtos à base de carne de carneiros como copas, presuntos (já em fase de industrialização), mortadelas, patê, hambúrguer, linguiça, sarapatel, buchada e pertences de feijoada

A Embrapa Pecuária Sul convida empresas e associações/cooperativas para conhecer a linha de trabalho em tecnologia de produtos cárneos, com foco no bacon de carne ovina. A ideia é realizar uma rodada de negócios, e os interessados poderão assumir a corresponsabilidade pela adaptação à escala industrial, validação técnica e comercial, visando futura exploração comercial desse produto cárneo.

Conforme o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva, o objetivo é o estabelecimento de uma parceria entre a Unidade de pesquisa e a empresa selecionada, que vai receber todo o know how para produção do bacon ovino, desenvolvido em escala experimental por uma equipe de pesquisadores da área de ciência e tecnologia de carnes, no âmbito do projeto Aprovinos (projeto Aproveitamento Integral da Carne Ovina).

Os interessados devem se manifestar até o dia 22 de outubro de 2021, enviando e-mail para [email protected], indicando o nome e endereço da empresa/organização, e um telefone para contato. Logo após essa data, a Embrapa Pecuária Sul entrará em contato para agendar uma reunião, visando identificar as oportunidades, possibilidades de trabalho conjunto, e negociar possíveis parcerias.

Bacon ovino

O bacon ovino é um derivado cárneo curado e defumado feito a partir de um corte específico da barriga de ovinos mais velhos. Os dois tipos de bacon ovino desenvolvidos na Embrapa Pecuária Sul passaram por testes de aceitabilidade com consumidores e receberam notas acima de 7, o que demonstra que o produto foi aceito pelos avaliadores. “O bacon ovino desenvolvido na Embrapa Pecuária Sul permite que o processo tecnológico empregado transforme a carne ovina em um produto com sabor diferenciado, ofertando novas opções de derivados cárneos ao consumidor e uma experiência sensorial única”, destacou a analista da Unidade de pesquisa, que trabalhou no projeto Aprovinos, Citieli Giongo.

Aprovinos

Além do bacon, o projeto Aprovinos desenvolveu outros diversos produtos à base de carne ovina, como copas, presuntos (já em fase de industrialização), mortadelas, patê, hambúrguer, linguiça, sarapatel, buchada e pertences de feijoada.

Todos os produtos são feitos com categorias animais com pouco valor comercial hoje, como animais mais velhos e de descarte, porém com qualidade nutricional elevada. A inspiração para o desenvolvimento dos produtos veio de derivados de carne suína, que são conhecidos e apreciados pelo consumidor. Para chegar a esses produtos, foram dez anos de pesquisas em áreas como processo de salga, cura, defumação e maturação.

O projeto tem como um dos objetivos o fortalecimento da cadeia da carne ovina, a partir da promoção de novas alternativas de produtos à indústria, comércio e consumidores finais, além de proporcionar mais uma alternativa de mercado aos ovinocultores.

Autor: Felipe Santos da Rosa- Embrapa Pecuária Sul (Bagé-RS)

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também