Correio Central
Voltar Notícia publicada em 27/02/2019

Contra o aumento da conta de luz BR-364 em RO será fechada na Quarta-feira de Cinzas, diz postagem no WhatsApp

A postagem não tem autoria, mas tomou conta das redes sociais. A PRF se manifestou e o Conselho de Direitos do Consumidor negou que aja movimento nesse sentido.

Viraliza nos grupos de WhatsApp um movimento anônimo em prol do fechamento da BR-364 no trecho de Rondônia no dia 06 de março, Quarta-feira de Cinzas, em protesto contra o aumento tarifário na conta de energia imposto pela companhia mineira que assumiu a Eletrobrás – Distribuição Rondônia, a postagem é prospectada em todas as regiões do estado em uma mensagem aparentemente apenas despretensiosa, mas que formou a maior corrente da semana nas redes sociais.

A convocação não tem origem, não cita nenhuma entidade ou organização à frente do movimento, mas é espalhada em razão da revolta que os rondonienses, do perímetro urbano e na região rural, demonstram com o aumento na primeira fatura recebida após a empresa assumir o comando da estatal de energia.

A postagem original que está recebendo modificações é a seguinte:

“Galera a Br 364 será fechada quarta feira que vem 06/03/19 com fechamento na parte da manhã em todos os municípios de Vilhena a Porto velho é MUITO IMPORTANTE QUE TODA POPULAÇÃO APÓIE E PARTICIPE, sem previsão de encerramento, contra o aumento da ENERGIA elétrica, que será MANTIDO, pois a BANCADA FEDERAL não teve êxito, não conseguiram fazer nada , essa mobilização só não acontecerá se até na data anterior ao fechamento da Br houver a suspensão desse assalto da ENERGIA , só tivemos gastos com as viagens dos deputados, mas nada  !!! Repasse ao máximo.”

A mensagem em forma de corrente começou a circular na parte da manhã desta terça-feira, e até o momento nenhum movimento ou entidade afirmou que haverá o fechamento da BR 364.

PRF

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia, através do Núcleo de Comunicação (Nucom), informou a reportagem que, quando há movimentação dessa natureza, normalmente é feito o contato com o órgão/instituição responsável que possa interferir/impedir o ato e, concomitantemente, é repassado para todo o efetivo o estado de alerta para o caso de ocorrer a interdição.

FAKE NEWS

Por volta de meia noite, o advogado Gabriel Tomasete, presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Consumidor em Rondônia, fez uma postagem em sua página no Facebook classificando como fake News o manifesto de fechamento da BR-364 e pontuou sobre a proporção que o movimento real em torno da questão tomou.

Veja a nota:    

1. Fechamento da BR 364 - Isso não partiu do Manifesto Oficial da sociedade civil organizada. Desconhecemos a fonte. Discordamos e conclamamos a todos a participação no próximo Manifesto Oficial que será comunicado nos próximos dias;

2. Recurso no Tribunal Regional Federal - não teve qualquer novidade. A notícia de que não existe chances com o Presidente do TRF1 não procede (FAKE). Inclusive, quem analisará o nosso recurso será outro Desembargador;

3. Deputados Federais teriam jogado a toalha - Explicamos hoje ao vivo na Rede TV que discordamos desse pensamento, se realmente for verídico, pois a LUTA tomou proporção enorme e segue via judicial, administrativa (Aneel) e política (Ministro de Minas e Energia do Bolsonaro), tudo isso aliado à grande pressão popular que aumenta a cada dia;

Gabriel Tomasete
Presidente do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor

PRF também teve acesso a mensagem que circula nas redes sociais em Rondônia


.

 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também