Correio Central
Voltar Notícia publicada em 06/08/2021

7.300 brasileiros foram presos nas fronteiras dos Estados Unidos, informa o CBP

O desemprego e o fato do Brasil atravessar uma drástica pandemia podem ter contribuídos com o aumento.

Agentes do CBP na Califórnia relatam prisão de 7.300 brasileiros na fronteira - Na quarta-feira, dia 05, agentes do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP, sigla em inglês), no setor de San Diego (Califórnia) relataram que encontraram um “número sem precedentes” de brasileiros atravessando a região de forma ilegal.

Desde que o atual ano fiscal federal começou, em 1º de outubro, os agentes prenderam mais de 7.300 brasileiros em comparação com apenas 330 em todo o ano fiscal anterior.

Não há uma explicação clara para este aumento, mas desemprego e o fato do Brasil atravessar uma drástica pandemia podem ter contribuídos.

O CBP disse que, devido às barreiras linguísticas, o processamento de um grande número de brasileiros exige mais recursos - aumentando o número de agentes removidos das funções de patrulha e sendo realocados para centros de processamento.

“Apesar dos desafios, nossos agentes permanecem decididos a proteger a América enquanto processam os imigrantes de maneira humana e profissional. Estou orgulhoso de tudo o que eles fazem e dos sacrifícios que fazem todos os dias”, disse o Agente Chefe do CBP, Aaron M. Heitke

De cordo com ele, estes números significam um aumento de 2,100 por cento em relação ao mesmo período no ano anterior.

Fonte: braziliantimes

Leia Também