Correio Central
Voltar Notícia publicada em 10/11/2019

Ji-Paraná: Educadoras lançam livro sobre a História da educação das mulheres em RO e MT

Professoras fizeram ampla pesquisa sobre a história da educação das mulheres e de sua formação para a atuação no magistério.

Na noite de 28 de novembro será lançado no plenário da Câmara Municipal da  cidade de Ji-Paraná, a partir das 19h30, o livro História da Educação no Centro-Oeste e Norte Brasileiros (Mato Grosso e Rondônia) Entre o Ofício e a Missão: Formação de Professoras Normalistas e Missioneiras Rurais que traz reflexões acadêmicas de ampla pesquisa sobre a história da educação das mulheres e de sua formação para a atuação no magistério.

O livro foi escrito por três profissionais da educação com formação acadêmica na UNIR e na UFMT: Cleicinéia Oliveira de Souza, discente egressa do Curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) campus Ji-Paraná, doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduacão em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),  Nilce Vieira Campos Ferreira é Pós-doutora, doutora e mestra em Educação, graduada em Letras e Pedagogia e Fernanda Batista do Prado é Psicóloga, mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A introdução do livro destaca que mulheres iniciaram suas carreiras como professoras no vasto território das regiões Centro-Oeste e Norte brasileiras. Ali foram educadas, traçaram seus caminhos e buscaram a sobrevivência por meio de uma profissão. 

Outras atravessaram o mar para se dedicar à missão de evangelizar por meio da educação. História da Educação no Centro-Oeste e Norte Brasileiros, Entre o Ofício e a Missão: Professoras Normalistas e Missioneiras Rurais desponta da análise da história da educação das mulheres, a partir das pesquisas realizadas no Grupo de Pesquisa e Estudos em História da Educação, Instituições e Gênero (GPHEG) e na Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e na América Latina (Reconal-Edu). 

A obra traz reflexões acadêmicas que abordamos em nossos grupos de pesquisa, de ensino e de extensão sobre a história da educação das mulheres e de sua formação para a atuação no magistério. Resulta de um movimento coletivo de escrita que se integra e se completa, permitindo compor um relato significativo que registra a luta das mulheres pela sua educação e pelo direito de se tornarem professoras. 

Nessa nossa concepção, a história da educação feminina que registramos parece-nos que pode ser útil como instrumento crítico e pode-nos permitir, ao analisar uma situação de outrora, compreender uma situação que vivenciamos hoje. 

Desse modo, entendemos que a história das mulheres é também uma história dos homens, uma história da relação que se estabelece entre homens e mulheres. Assim a escrevemos: uma história da educação das mulheres que considera as relações entre os gêneros.

CLEICINÉIA OLIVEIRA DE SOUZA

Cleicinéia Oliveira de Souza, discente egressa do Curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) campus Ji-Paraná, pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Estudos em História da Educação, Instituições e Gênero (GPHEG/CNPq) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Relações Raciais e Migração (GEPRAM/CNPq) da UNIR lançará o livro intitulado “História da Educação no Centro-Oeste e Norte Brasileiros (Mato Grosso e Rondônia) Entre o Ofício e a Missão: Formação de Professoras Normalistas e Missioneiras Rurais.” juntamente com as demais autoras, Nilce Vieira Campos Ferreira e Fernanda Batista do Prado, no dia 28 de novembro, às 19h30 na Câmara Municipal de Ji-Paraná, em evento aberto à comunidade acadêmica de todos os campi da UNIR e demais pessoas interessadas.

Cleicinéia nasceu na cidade de Ji-Paraná, no estado de Rondônia, atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, campus Cuiabá e continua desenvolvendo pesquisas na área de História da Educação Feminina nas regiões do Centro-Oeste e Norte do Brasil, especificadamente nos estados de Mato Grosso e Rondônia.

NILCE VIEIRA CAMPOS FERREIRA

FERNANDA BATISTA DO PRADO

Fernanda Batista do Prado é Psicóloga, mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Participa do Grupo de Pesquisa e Estudos em História da Educação, Instituições e Gênero (GPHEG). Possui Graduação em Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Fundação Universidade Federal de Rondônia/ (UNIR) Campus Porto Velho. Atua na área de Psicologia Social e estudos com ênfase em Psicologia Escolar, Psicodinâmica do Trabalho, Representações Sociais, História das Instituições Educativas, História da Educação e História das Mulheres.

 

  Nilce Vieira Campos Ferreira é Pós-doutora, doutora e mestra em Educação, graduada em Letras e Pedagogia, docente do curso de pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Coordenadora da Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e na América Latina (RECONAL-Edu). Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Pesquisa e Estudos em História da Educação, Instituições e Gênero (GPHEG).

 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também