Correio Central
Voltar Notícia publicada em 08/10/2015

Formação continuada do PNAIC recomeça em Nova União

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3 ano do ensino fundamental.

Nesta terça-feira, 6 de outubro, houve a retomada do Curso do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – em Nova União, com os professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

 

É a continuidade das ações desenvolvidas nos últimos dois anos. A formação de 2013 foi em Língua Portuguesa. Em 2014, o foco foi dirigido para Matemática. E agora em 2015 haverá uma ampliação (de grande abrangência) para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, promovendo a educação integral das crianças no início do processo de escolarização. 

 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

 

Estar alfabetizado ao final do Ciclo de Alfabetização significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações, além de ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita. É capaz de ler e escrever com autonomia textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz.

 

Neste ano o PNAIC tem coordenação de Robson Vieira Gambert e orientação de estudos de Maria Irene Delbone Haddad. “O Pacto veio para fortalecer os professores alfabetizadores, pautado na ação prática/teoria/prática, onde o professor constrói e reconstrói o seu trabalho para procurar sanar os desafios diários da sala de aula” – explica Maria Irene.

 

A abertura do evento contou com a presença do prefeito José Silva. Inspirado em seu discurso, procurou elevar a autoestima dos professores. De acordo com o prefeito, é preciso ver a vida com um novo olhar, sempre agradecidos por aquilo que temos, pois se estamos vivendo uma situação é por que contribuímos de alguma forma para isto. Silva aproveitou a oportunidade para mostrar a diferença entre “ordinário” e “extraordinário”. “Ordinário é aquele que faz somente o que está na ordem e extraordinário é o que vai além, apesar das privações, sempre se auto incentivando, pois a cada dia que o sol nasce o “extraordinário” tem a chance de fazer a diferença” – finalizou José Silva.

 

Texto e fotos: Assessoria

Leia Também