Correio Central
Voltar Notícia publicada em 29/11/2019

Central Net RO, com sede em Ouro Preto, é destaque em revista nacional

Central Net RO: uma empresa que começou pequena, mas com grandes ideias e propostas de ofertar o melhor serviço cresce a passos largos.

A Central Net RO, sediada em Ouro Preto do Oeste (RO), é a empresa destaque da revista ISPMais, especializada em publicações nacionais sobre provedores de internet. O fantástico crescimento da Central Net RO mereceu destaque de quatro páginas na revista.

Veja conteúdo na integra da publicação da revista ISPMais:  

Central Net RO: uma empresa que começou pequena, mas com grandes ideias e propostas de ofertar o melhor serviço cresce a passos largos

A Central Net RO é uma empresa de Rondônia com sede em Ouro Preto do Oeste que surgiu há 3 anos no mercado diante da necessidade de vencer adversidades e sanar uma extensa lista de dificuldades encontradas por consumidores de todas as camadas.

A queixa principal era por não encontrar um serviço eficiente que não causasse tantos problemas, em uma situação que condicionava empresas a ofertar o produto via rádio com a qualidade mínima para atender a satisfação do cliente.

João Filho Ferreira de Freitas, Marcos Antônio Teixeira e Rhanyery Sodré Medeiros, três jovens que já lidavam com prestação de serviço de internet avulsa em domicílios e no comércio da região iniciaram a empresa importando links da cidade de Ji-Paraná, localizada a 35 quilômetros.

A empresa inicialmente decidiu importar a internet com intenção de ter o diferencial de fornecer serviço com maior velocidade, mas essa condição na verdade gerava o fator extremamente negativo que não permitia assegurar o serviço oferecido com a qualidade desejada. O link caia e causava problemas para os clientes, o custo era uma verdadeira fortuna, e tornava a operacionalização da empresa um risco iminente.  

Não havia aporte financeiro, mas muita vontade de consolidar o serviço e crescer no mercado. Assim, surgiu o projeto de criar uma empresa para fornecer planos de internet a custo menor com eficiência e agilidade no processo de instalação dos serviços, e o primeiro passo foi a aquisição de torres e de equipamentos sofisticados e formar uma equipe produtiva.

Além de estudar o mercado atual à época, outra metodologia adotada pela Central Net RO foi a de sempre atender o cliente na hora que ele precisava, fosse dia, noite, feriado ou final de semana. O atendimento ao cliente na hora que ele precisasse, era um problema que os três sócios viviam na pele e esse viés de atendimento ininterrupto ao cliente foi o que consolidou a empresa no mercado e atrai novos clientes.  

No início, foram muitas as dificuldades. No entanto, com muitas ideias em mente e a motivação em oferecer tecnologia e facilitar o compartilhamento de informação, em qualquer lugar ou momento, amplificando as relações sócio-cultural-econômicas com a sociedade digital em rede deu certo, superando  todas as demandas.

Após estudar o mercado, com o risco calculado e a ideia de oferecer novas técnicas, e uma rede de provedores com suporte diferenciado da concorrência, de maneira sustentável que não causasse estagnação financeira, a Central Net RO entrou no mercado rondoniense com a proposta de inovar e o planejamento de atingir, inicialmente, a parcela de clientes insatisfeitas com o serviço gerado na região Central do estado. 

A migração do sistema via rádio para o tráfico de dados na rede pelo equipamento gerenciador OLT (Optical Line Terminal) veio para otimizar o serviço, mas visualizou a possibilidade de inviabilidade financeira caso a empresa não conseguisse se encaixar no mercado que já era disputado pela concorrência que por estar a mais tempo em atividade, saiu na frente.

A falta de experiencia, de mão de obra capacitada, de profissionais de TI para lidar com as configurações Básicas da OLT, e alto valor do investimento no sistema de tráfego por fibra óptica, reuniu o trio de investidores para uma nova tomada de decisão que não afetasse a saúde financeira da empresa em caso de o novo serviço não atender a contento e sucumbir diante da concorrência.

Como o serviço via rádio estava consolidado e crescendo, a saída encontrada foi iniciar com o serviço de FTTH no município vizinho de Vale do Paraíso, com uma população menor e cujo o serviço ofertado poderia servir de base e experiência para a Central Net RO então entrar no mercado da cidade-mãe, no caso Ouro Preto do Oeste, e em outras de maior porte no estado.

“A Central Net RO já oferecia mais do que a concorrência. Enquanto outras empresas ofereciam 500k nós oferecíamos de 1 a 5 mega de internet via rádio. Não podíamos errar, mas com muito esforço praticamente dobramos a nossa capacidade por causa do diferencial”, recorda-se Marcos Antônio Teixeira, o primeiro a iniciar a empresa.  

A partir da chegada na cidade da fibra óptica ofertada pela concorrência, a empresa novamente teve que se adaptar, dessa vez com investimentos a um custo elevado, de risco, porém necessário para a Central Net RO fixar-se no mercado de oferta de internet.

“Quando chegaram os equipamentos de OLT não sabíamos nem por onde começar a configurar. Estudamos minuciosamente sobre o assunto e fizemos consulta com especialistas online para operar os equipamentos. Já tínhamos montado a rede de fibra óptica em Vale do Paraíso, mas faltava conhecimento e o mercado onde íamos atuar é limitado, não correspondia ao aporte de dinheiro que pretendíamos aplicar”, pontuou João Filho Ferreira de Freitas. 

A estratégia de iniciar na cidade de menor porte foi a “mão na roda” para os sócios da Central Net RO. Com a experiência adquirida, em menores proporções, a empresa entrou no mercado de Ouro Preto com internet de fibra óptica com menor faixa de risco e rapidamente atingiu os primeiros 1.000 clientes.

Hoje, diante dos resultados obtidos, a empresa espera que os números positivos continuem se repetindo com a popularização da rede de fibra óptica. 

REFERÊNCIA NO E-SUS

Um desafio novo para a Central Net RO, que apesar de pouco tempo no mercado já se destaca pela eficiência do serviço prestado, é o fornecimento de rede de internet para operacionalização do sistema 100% online implantado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) da Estância Turística Ouro Preto do Oeste numa parceria com o Ministério da Saúde.

A Central Net RO atende com internet de qualidade a três Centros de Saúde na área urbana, 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um Centro de Saúde no distrito de Rondominas, a 55 quilômetros da cidade-mãe. Seja no Hospital, UBS ou mesmo no Canil Municipal, toda a rede está interligada ao E-Sus.   

A Central Net RO dá o suporte para 100% online do sistema e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) fornecendo tráfego de 1000 mega por segundo para o sistema. Um médico de um centro de saúde pode conectar a ficha de um paciente que foi atendido em outro centro, em uma das unidades básica de saúde (UBS) ou no Hospital Municipal Dra. Laura Maria Carvalho Braga.

A Central Net RO é parceria no primeiro experimento no Estado de Rondônia de utilização do sistema com Prontuário Eletrônico-PEC, que é totalmente protegido no sistema e criptografado, fornece informações individualizadas de cada um dos usuários da unidade e contém funcionalidades que facilitam o dia a dia das equipes, como a organização das agendas dos profissionais que atuam na atenção básica.

A Central Net RO está contribuindo para a saúde pública municipal ‘sepultar’ definitivamente o papel. Um médico que está no plantão do hospital pode conectar a ficha de paciente que foi atendido em quaisquer das unidades de saúde do município.

Rhanyery Sodré Medeiros recorreu a metodologia do trio de sócios para explicar qual o diferencial da empresa para conquistar mercado: “Nosso contrato original é para entregar 10 mega em cada unidade de saúde, mas nós decidimos que deveríamos ofertar 15 mega, sob o risco de 10 mega não atender a demanda e a culpa recair sobre nosso sistema. Com essa decisão, oferecemos qualidade superior, e em razão da eficiência da internet em toda a rede de saúde pública nosso contrato foi estendido para cinco anos, inicialmente”, comemora.

NOSSA MISSÃO

Desde que “o mundo é mundo”, as pessoas tem a necessidade de interagirem umas com as outras, em fazerem novos amigos e manter a proximidade mesmo estando longe. A Central Net RO atua com a visão de estar sempre à procura de harmonizar com a clientela, buscando pelo novo e as conquistas.

Acreditamos sempre que podemos fazer a diferença levando a cidadania à casa das pessoas, facilitando a busca pelo conhecimento, por informação e contribuindo com a democracia, é muito gratificante e satisfatório fazer parte dessas conquistas.

A Central NET RO busca a satisfação dos seus assinantes, provendo acesso à internet com excelência, acompanhando o avanço tecnológico que está em constante crescimento.

Desde 2017 provendo acesso à internet, buscando oferecer aos clientes o que há de melhor, com responsabilidade e respeito. A Central NET RO tem o objetivo de levar a inclusão digital para todas as pessoas e devido seu sucesso vem crescendo a cada dia, vencendo barreiras para chegar até você, possui uma moderna infraestrutura e equipe técnica de profissionais qualificados prontos para atendê-lo.

Venha conhecer e fazer parte da Central NET RO.

 

Fonte: ISPMAIS - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também