Correio Central
Voltar Notícia publicada em 18/07/2019

Surto de Cinomose mata dezenas de cães em Ouro Preto e região de Rondominas

O animal com a doença deve ser separado de outros animais e o local isolado. O tratamento deve seguir orientação de médico veterinário.

Um surto de Cinomose está matando cães na cidade de Ouro Preto do Oeste, e com maior intensidade na região rural do Distrito de Rondominas. O sintoma característico da Cinomose é a falta de equilíbrio do cão que anda cambaleando, não tem forças para se manter de pé, tem tiques musculares, perde o apetite e apresenta diarreia e vômitos.

O cão doente deve ser isolado de outros animais e o local onde ele fica deve ser isolado, sob o risco de a doença acometer os outros animais.  

A associação de moradores do Assentamento Zumbi dos Palmares, localizado na Linha 203, informou a reportagem do site Correio Central esta semana que mais de 20 cachorros já morreram nas imediações.

O presidente da Associação dos Trabalhadores Organizados do Assentamento afirmou que os agricultores estão preocupados com o alastramento da doença, alguns tentam o tratamento caseiro que ouvem falar, porém essas iniciativas não tem evitado a morte de cães.

Cinomose é uma doença viral, transmitida de um animal para outro, apenas animais da família canídea. altamente contagiosa, e a taxa de mortalidade pode chegar até 98% quando a doença está em estado avançado.

A Cinomose é uma doença que tem tratamento com melhor chance de cura quando iniciado assim que os primeiros sintomas aparecem. o tratamento não é especifico, e deve ser orientado por um médico veterinário.

normalmente a doença inicia com sinais clínicos respiratórios, como tosse, secreção nasal e ocular, porém não é regra. e evolui para sinais neurológicos, causando convulsão e mioclonias, uma contração em forma de tiques musculares que não permite o cão de manter o equilíbrio.

A prevenção é através da vacinação, que deve iniciar com filhotes a partir de 45 dias de vida, e quando adultos devem tomar uma dose ao ano, para o resto da vida.

A orientação é par que o proprietário do animal acometido da doença procure um médico veterinário de confiança o mais rápido possível quando notar que o animal não está bem, e deve evitar passear ou colocar o animal em locais públicos caso ele não seja vacinado.

Em Ouro Preto do Oeste, na loja Apolo Pet Shop da Avenida Gonçalves Dias, em frente ao Tai  Max,  somente neste ano de 2019 já foram atendidos com exame confirmatório 48 animais positivos para cinomose, além dos outros que apresentavam sinais clínicos. Na maioria dos casos, o proprietário optou em tratar sem o diagnóstico definitivo, o que pode comprometer outros animais na residência e adjacências.

Segundo o médico veterinário do Canil Municipal Eder Nunes de Freitas, não se trata de uma zoonose e não põe em risco a saúde dos tutores dos animais, no entanto é uma doença muito agressiva, que pode abalar emocionalmente todos que convivem com animal.

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também