Correio Central
Voltar Notícia publicada em 27/11/2019

Sindicato dos Produtores e SENAR promovem feira do programa Mulheres em Campo

programa desperta o empreendedorismo sobre gestão e habilidades para mulheres montarem o seu próprio negócio.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Preto do Oeste, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), promoveu nesta terça-feira (26) em sua sede a Feira de produtos feitos por mulheres que participaram do programa Mulheres em Campo, que desperta nelas o interesse pela Gestão, e amplia o protagonismo feminino na administração das empresas rurais.

Uma delegação de produtores rurais bolivianos, do estado de Beni, veio a Ouro Preto do Oeste para participar da feira e, ao mesmo tempo, adquirir conhecimentos das práticas e estratégias elaboradas pelas mulheres que apresentaram produtos diversos, com inovação e alguns com novo nicho de mercado, como os bolos sem trigo e sem açúcar para diabéticos, produzidos por Fernanda Guidi, que montou a Divino Bolos Caseiros.

Kassia Jane Freire de Almeida, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, enfatiza que o projeto Mulheres em Campo é um programa do SENAR para trabalhar o empreendedorismo das mulheres na zona rural.

São cinco encontros por semana, e dentro desses encontros nos vamos despertar esse empreendedorismo pra elas aprenderem sobre gestão e saírem hábeis pra montar o próprio negócio delas.

“Cada uma delas veio com produto que durante o curso elas desenvolveram e criaram todo ele. Hoje, o produtor rural normalmente ele é o chefe da família, mas tem a mulher que está ali e, com esse programa, ela consegue ter um olhar diferenciado dentro da propriedade de outras formas de obter renda”, destacou Kassia.

Senira da Silva Lenk, 31 anos, mora no travessão da Linha 20 da RO-470, sentido a Nova União, trouxe para a Feira um queijo artesanal que ela produziu dentro do conceito de empreendedorismo que ela aprendeu nos dois cursos.

Ela conta que antes de participar do programa não sabia nem sequer fazer uma conta, mas hoje tem noções básicas de produção e de mercado. “Hoje é bem diferente, a gente sabe avaliar o custo e a renda. Assim que tiver outro curso eu tô dentro”, concluiu a jovem empreendedora rural.

SENIRA MORA NA LINHA 20 E ESTEVE EM DOIS CURSOS

A Feira do Curso Mulheres em Campo teve como instrutora Francielle Guerra, na ocasião foram comercializados produtos artesanais, desenvolvidos através do planejamento, com o propósito de transformar atividade produtiva em negócios. Esta é a segunda turma formada este ano pela parceria do Sindicato dos Produtores Rurais com o SENAR.

 

O Sindicato e o SENAR convidam mulheres do meio rural, que possui interesse em realizar o curso, a entrar em contato com o Sindicato dos Produtos Rurais na Rua Euta Almerinda, próximo ao escritório da Caerd, ou pelo telefone 69 3461-3705.

FERNANDA GUIDI PRODUZ BOLO SEM TRIGO E AÇÚCAR

Fonte: www.correiocentral.com.br - Texto e fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também