Correio Central
Voltar Notícia publicada em 18/10/2019

Prefeitura de Ouro Preto do Oeste investe na agricultura e apoia associações rurais

Gestão atual fez a maior entrega de tratores e implementos agrícolas da história a associações rurais de Ouro Preto do Oeste.

A Prefeitura da Estância Turística Ouro Preto do Oeste investe na agricultura familiar e fortalece as associações rurais visando estimular o fortalecimento do setor agrícola e a produção nas pequenas e medias propriedades.

Em quase 3 anos de trabalho, os resultados obtidos mostram que a administração está no caminho certo para incrementar a economia oriunda do campo, em pequenas e medias propriedades. Agricultores familiares e associações rurais são os beneficiados pelas ações.  

No mês passado, o prefeito e o Secretário de Agricultura Fernando Giuriatto realizaram a entrega de 06 tratores agrícolas, 05 carretas agrícolas, 06 grades aradoras hidráulicas, 01 caminhão truck traçado com caçamba em aço e 01 pá carregadeira, que serão utilizados exclusivamente pelas associações rurais que participaram do Chamamento Público.

A Secretaria de Agricultura trouxe de Porto Velho no último mês mais dois semirreboques e quatro microtratores.  

Os tratores e implementos serão utilizados por produtores rurais e agricultores familiares na atividade agrícola e pecuária. A prefeitura solicitou junto à Secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI) mais equipamentos agrícolas para atender outras associações.

Os maquinários são provenientes do convênio nº 204/2018/PGE/RO celebrado com o Estado de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI).

Para a retomada do setor agrícola no município em 2017, ao assumir o mandato, o prefeito Vagno Gonçalves Barros “Panisoly” (PSDC) deu autonomia para o Departamento de Agricultura, vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SEMINFRA) que passou a ter instalações próprias e ganhou um veículo para dar suporte as atividades a fim de que a divisão atuasse com status de Secretaria. Angelina Xavier foi nomeada e permaneceu por 2 anos na pasta.

De acordo com o prefeito Vagno Panisoly, a primeira ação frente à prefeitura em 2017 foi formalizar uma parceria com o governo do Estado, Ceplac e a Embrapa para produção de mudas de cacau clonal no Viveiro Municipal para ampliar a produção de 100 mil para 200 mil mudas. Reeducandos da Casa de Detenção (convênio SEJUS/FUPEN) foram capacitados para lidarem com a clonagem no viveiro e a prefeitura realizou Dia de Campo com produtores rurais.

No ano seguinte, a prefeitura distribuiu 25.000 mudas de cacau clonal a agricultores em Ouro Preto e no distrito de Rondominas. Este ano, já foram distribuídas 10.000 mudas de café clonal, 2.500 mudas de café clonal, e a meta em 2019 é entregar para agricultores familiares mais 30.000 de cacau clonal e 15.000 mudas de café clonal. 129 produtores rurais foram beneficiados.  

por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Agricultura e meio Ambiente (SEMINFRA) entregou na última semana, máquinas, veículos e implementos agrícolas para associações rurais do município. As entregas contaram com a presença do Prefeito Vagno Panisoly, do Assessor Especial da Agricultura Fernando Giuriatto e dos representantes das Associações e vai beneficiar a agricultura familiar do município.

ASSOCIAÇÕES RURAIS BENEFICIADAS

As associações beneficiadas com o maquinário agrícola distribuído pela prefeitura foram a Associação do Produtores Rurais do Município de Ouro Preto do Oeste (ASPRUMOP), Associação dos Produtores Rurais São Mateus da Ajuda Mutua (ASPRUMAN), Associação dos Produtores Rurais Nova Ouro Preto (ASPRONO), Associação dos Produtores de Leite da Linha 203 (ASPROL), Associação dos Trabalhadores Rurais Organizados no Assentamento Zumbi dos Palmares (ATROAZP) e Associação de Produtores Rurais Boa Vida (ASPROBOVI).

Durante a entrega, o prefeito enfatizou a importância dessas máquinas nos serviços da agricultura familiar, e pontuou as conquistas que foram realizadas em beneficio para as associações rurais do município ao longo dos dois anos e meio de mandato.

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

O convênio nº 078/PGE-2019, celebrado entre o Governo do Estado de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI), com o município de Ouro Preto do Oeste vai garantir o suporte para o desenvolvimento do PAA, com a estruturação de um escritório para atendimentos e o repasse de um Caminhão para transporte dos alimentos. Através da SEAGRI, o município conquistou também uma Caçamba Bi-Trem para o transporte do calcário e quatro Tratoritos que serão utilizados por pequenas propriedades.  

Hoje o município conta com 25 produtores cadastrados no programa. Todo o processo de aquisição será acompanhado pelo Departamento de Agricultura, e os produtos serão repassados para a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), que por intermédio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) farão o mapeamento das famílias que serão beneficiadas. A Associação Pestalozzi também será beneficiada. 

PREFEITURA ESTÁ DISTRIBUINDO CALCÁRIO PARA PRODUTORES CADASTRADOS NO PROGRAMA VOLTADO A AGRICULTURA FAMILIAR

VIVEIRO MUNICIPAL PRODUZ MUDAS DE CAFÉ E CACAU CLONAIS QUE SÃO REPASSADAS A AGRICULTORES

ASSOCIAÇÕES RURAIS FORAM BENEFICIADAS COM TRATOR E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS

 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br