Correio Central
Voltar Notícia publicada em 07/06/2021

Porteira Adentro - prefeito de Nova União (RO) recebe retroescavadeira em evento em Ji-Paraná

A retroescavadeira vai atender produtores rurais de Nova União com serviços diversos em sua propriedade rural

O município de Nova União foi contemplado com uma retroescavadeira adquirida pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).  

O prefeito João Levi (PSDB), acompanhado do presidente da Câmara, vereador Argentino Serrano Neto e o vereador Gilvan Mendes de Oliveira, ambos do PSD, estiveram na Regional da Seagri em Ji-Paraná, para receberem a retroescavadeira com capacidade para realizar serviços de escavação, abertura de valetas, aterramento e movimentação de terra.  

Ao todo, a Seagri adquiriu 22 veículos e maquinários agrícolas por meio do programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, a aquisição vai contemplar 19 municípios dentro do programa denominado “Porteira Adentro”.  

O prefeito João Levi afirmou que a retroescavadeira vai atender exclusivamente ao programa de fortalecimento da agricultura familiar. “Essa retroescavadeira ela vai atender o produtor rural dentro do programa porteira adentro. O produtor vai adquirir as horas, paga uma tachinha básica dentro da legalidade. Nós temos compromisso com o agricultor de Nova União”, frisou o prefeito.  

João Levi também aproveitou para divulgar que a retroescavadeira é fruto de uma indicação de emenda parlamentar do deputado federal Expedito Neto, a quem ele atribui como um dos grandes parceiros do município de Nova União na Câmara dos Deputados. 

O prefeito e os vereadores também elogiaram os programas da Seagri e teceram comentários de elogios e de agradecimentos ao secretário Evandro Padovani.  

O governo publicou o Decreto nº 26.061, de 6 de maio de 2021 que torna legal a utilização do maquinário na agricultura familiar por meio de prestação de serviços diversos aos produtores rurais cadastrados – tais como terraplanagem; construção de trincheiras e aterros de currais; reparo em tanques de piscicultura, bebedouros e represas (açudes); recuperação de estradas utilizadas na produção; construção e desobstrução de bueiros, abertura de fossa e sumidouros para tratamento de dejetos orgânicos e outros serviços; transporte de mudas e insumos agrícolas; e limpezas de carreadores, capoeiras e aceiro de cerca.     

Prefeito João Levi com os vereadores e demais prefeitos em reunião com Jeremias Oliveira, chefe Regional da Seagri em Ji-Paraná

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também