Correio Central
Voltar Notícia publicada em 09/07/2024

Governador Marcos Rocha impulsiona novos corredores de exportação para produtos de Rondônia

EUA, Canadá, China e Europa, bem como o mercado árabe são destinos de muito do que é produzido no Estado

A política de promoção das potencialidades de Rondônia ganhou novo status e alça voos cada vez maiores na garantia de expansão  de mercados e mais desenvolvimento para o Estado. Nesta nova fase, o governador do estado, Marcos Rocha, realizou um evento em Londres intitulado “Taste and fell”, com o propósito de reunir os principais players do mercado internacional para que façam uma imersão de contato direto com os produtos oferecidos. 

Na pauta como tema principal estava o café Robusta Amazônico que já se tornou referência internacional, conquistando o  selo do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A apresentação do produto contou com degustação e propostas de infinitas possibilidades de manuseio e comércio.

Um dos fatores preponderantes para alçar o café de Rondônia em bons patamares internacionais, é a forma sustentável com a qual os produtores cultivam suas lavouras, respeitando o meio ambiente - mantendo as roças de café de forma integrada à natureza, com baixo impacto ambiental - e ao mesmo tempo agregando tecnologias que aumentam a produtividade dos cultivares. 

“O nosso café é produzido de forma sustentável por agricultores familiares e povos originários, preservando a natureza e ampliando a produtividade da área plantada com a assistência que o governo proporciona”, comentou o governador Marcos Rocha, que esteve participando de toda a programação.

De acordo com entendimento do governador, Rondônia possui o necessário para apresentar novidades à cultura internacional do café e atender o mercado externo com o que há de melhor neste sentido. “A adição de novos mercados na carteira de Rondônia representa mais qualidade de vida às famílias do campo e povos originários, gerando mais receita e oportunidades, além de novos postos de trabalho e fortalecimento econômico do nosso Estado”, defendeu Marcos Rocha. 

A gama de bons produtos que Rondônia tem a oferecer para a mesa das pessoas tem aumentado exponencialmente conforme o estado investe e auxilia os produtores em suas rotinas. Nesse sentido, as commodities, que referem-se à mercadoria do setor primário  de origem agrícola, o governador Marcos Rocha tem elevado o nível comercial do Estado e conquistado bons resultados na execução de sua política de promoção, garantindo a expansão da produção de Rondônia.

*IMPULSIONANDO A ECONOMIA*

Em fevereiro deste ano, por exemplo, Rondônia chegou ao Canadá com sua carne bovina. O país reconheceu o status de livre aftosa sem vacinação (que Rondônia mantém) e combinada à promoção desenvolvida pelo governador, o estado conquistou um novo corredor de exportação. 

Os produtos derivados do leite colocam o estado como líder da região Norte na cultura, fornecendo aos principais mercados brasileiros uma infinidade de sabores. Também em franco desenvolvimento, graças ao trabalho desenvolvido pelo governador Marcos Rocha está a piscicultura, que mantém a liderança nacional da criação de peixes nativos em cativeiro.

O Tambaqui de Rondônia conquistou prêmios internacionais e sua qualidade tem agregado novos mercados pela variedade de pratos que a carne oferece. Além disso, a amêndoa do cacau tem sido exportada para a produção de chocolates finos, produtos de grifes que estão no mercado de alto padrão. “Isso sem contar com os motores da nossa economia que são a soja e milho. Rondônia é um dos maiores fornecedores de comida do mundo e temos muito mais capacidade para garantir produtos de qualidade em todas as mesas. O governo é um grande aliado do produtor e vamos continuar defendendo quem trabalha para pôr comida na mesa das famílias”, garantiu Marcos Rocha.

Fonte: correiocentralro.com.br

Leia Também


Update cookies preferences