Correio Central
Voltar Notícia publicada em 28/11/2019

Dr. Perly Dorneles e Dr. Marcelo Barbosa ganham carro 0 Km no 1º Circuito Estadual de Ranch Sorting

Rondônia realiza 1º Campeonato Estadual do esporte que mais cresce no Brasil e é reconhecido pela ABQM, da Raça Quarto de Milha.

O Ranch Sorting, modalidade de esporte influenciado em meio à atividade pecuária, que envolve os criadores e núcleos familiares e movimenta negócios lucrativos, já chegou ao estado de Rondônia e teve sua primeira competição encerrada no último domingo, 24 de novembro, no Rancho Dakota, em Ariquemes.  

O Ranch Sorting está completando 2 anos no Brasil como prova oficial praticado com cavalos da raça Quarto de Milha, e faz parte do calendário de competições da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de milha - ABQM.  

A dupla campeã do 1º Campeonato Rondoniense de Ranch Sorting é o médico Perly Dorneles de Oliveira Júnior, de Ouro Preto do Oeste, montando o cavalo “Jasper whiz” e o veterinário Marcelo Barbosa Vitória de Ji-Paraná, montando a égua “Better Jay”.

Eles ganharam como prêmio pela conquista do campeonato em Rondônia um veículo Fiat Mobi 0 km, na competição organizada pelo criador de cavalos Quarto de Milha Leonardo Nogueira, que mora em Porto Velho.

O criador Adson Luis Rossato Costa, é o proprietário do rancho Dakota em Ariquemes, onde foi sediada a final do Campeonato Rondoniense de Ranch Sorting.

O roteiro de provas da competição das provas do circuito 2019 se deu na seguinte sequência: Ariquemes, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho, com a final encerrando em Ariquemes.

Doutor Perly Dorneles é adepto dos esportes em animais equinos, ele já ganhou várias competições e seus animais foram montados pelos campeões do circuito rondoniense de Vaquejada em 2017, em uma final disputadíssima na cidade de Colorado d’Oeste, na região do cone Sul do estado.

Agora o Ranch Sorting ganha adeptos em todo o país, e Rondônia vai entrar no circuito nacional, no que depender dos criadores que já promoveram a primeira competição no estado. “O Ranch Sorting é uma competição muito saudável, ele promove a interação entre os criadores, as provas exigem esforço e mobiliza os familiares num ambiente muito diferenciado”, ressalta o médico Perly Dorneles.

Regras do Ranch Sorting

O conceito básico do Ranch Sorting define que 10 bois numerados, de 0-9 e 1 boi sem número, totalizando 11 cabeças, atrás de uma linha de tempo em uma arena, com dois cavaleiros montados do outro lado da linha de tempo. Vence a equipe que separar o maior número de bois em menor tempo.

No começo, um número é indicado pelo locutor. Se o número for 3, por exemplo, os competidores iniciam pelo 3 e seguem a sequência crescente 4,5,6,7,8,9,0,1,2. Quem ganha a prova é a dupla que transpor o maior número de gado no menor tempo. Se a dupla passa um boi fora da ordem, um SAT (Sem Aproveitamento Técnico) é dado, a prova é interrompida sem aproveitamento.

Perly Dorneles explica que, nesse esporte, demanda de se ter bons cavalos para se sobressair com mais habilidade quando o gado a ser apartado é mais rápido. “é uma modalidade de esporte equestre que se assimila a prática na pecuária de apartação, e para quem é do meio rural e lida com gado é muito divertido, e não tem como não envolver a família, os amigos”, valoriza.

Aproveitando o momento positivo e o fato de as cidades de Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná terem conquistado o primeiro título de uma competição de Ranch Sorting no estado, doutor Perly Dorneles quer difundir essa modalidade na região central com a promoção de competições regionais.

Outra particularidade dessa modalidade de esporte equestre é a premiação. Este ano, como foi o primeiro evento, um veículo 0Km foi o prêmio dos campeões, mas para o ano de 2020 os organizadores pretendem aumentar a premiação.

Final do 1º Campeonato Rondoniense de Ranch Sorting ocorreu no Rancho Dakota, em Ariquemes

Fiat Mobi 0km, no valor de R$ 30 mil, foi o prêmio conquistado pela dupla campeã

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também