Correio Central
Voltar Notícia publicada em 22/08/2018

Criadores de Ouro Preto e de Vale do Paraíso vencem o Concurso Leiteiro da 14ª Expo Show Norte

Saldo do Concurso mostra que a cada edição os índices zootécnicos do gado da região vêm aumentando, assim como a produção leiteira.

O Concurso Leiteiro realizado na 14ª edição da Expo Show Norte de Ouro Preto do Oeste de vaca e novilha na categoria livre, mostrou uma evolução fantástica em termos de melhoria na genética apurada e comprovação de desempenho dos animais.

A vaca “Jamaica”, de um criatório de Ouro Preto do Oeste e a novilha “Peruana”, representando criadores do município de Vale do Paraíso, foram as campeãs da competição.

O concurso esse ano superou as expectativas, o resultado final mostra que a cada edição os índices zootécnicos vêm aumentando, e a produção leiteira segue no mesmo ritmo demonstrando que a qualidade genética do gado que está presente na região da bacia Leiteira central que é referência no estado continua evoluindo.

A zootecnista Lilian Barbosa, do escritório da Emater em Ouro Preto do Oeste, avalia que a produção leiteira do gado presente no concurso em 2018 teve um bom desenvolvimento, mostrando que a produção leiteira na região já pode ser classificada com nível de excelente produção.

CATEGORIA NOVILHA

Novilha “Peruana”, representando Vale do Paraíso foi a campeã na sua categoria; ela produziu 40.627 litros de leite por dia.

A novilha “Peruana” do criador Lucas Cerchi Nali, do município de Vale do Paraíso, que obteve uma média de produção de 13.542 litros de leite em cada uma das três ordenhas diárias, com desempenho de 40.627 litros de leite por dia.

A Novilha Pervercia, do criador Sebastião Castilho de Ouro Preto do Oeste, ficou em segundo lugar com média de produção de 39.428 litros de leite por dia; a novilha “Cabana” do produtor José Orlando de Alvorada do Oeste, obteve o terceiro lugar com média de 35.253 litros de leite por dia.

A novilha “Beleza” do criador Edenilson Bueno, em 4ª lugar, de Ouro Preto ordenhou média de 33.675 litros/dia e a novilha “Cuiabana” do criador Darci Afonso, em 5º, conseguiu ordenhar 32.348 litros de leite dia.

As novilhas que não ficaram entre s cinco registraram ordenha acima de 30 litros dia. As sete novilhas da competição ordenharam 728.781 litros de leite em três dias de competição.

CATEGORIA VACA

A vaca “Jamaica”, de Ouro Preto, ordenhou 54.062 litros de leite por dia, e conseguiu produzir 162.185 litros na competição.

A vaca “Jamaica”, do criador Darcy Afonso de Ouro Preto do Oeste foi o animal campeão na categoria vaca aberto, com a performance de produção de 18.021 litros de leite por ordenha, 54.062 litros por dia, e conseguiu produzir 162.185 litros na competição.

A vice-campeã é a vaca “Estrela”, do criador José Orlando de Alvorada do Oeste, registrou 17.833 litros de leite por ordenha, 53.399 litros por dia e apurou 160.497 litros de leite no campeonato.

A vaca “Limeira”, do criador Gilmar Vial de Vale do Paraíso, a 3ª colocada, conseguiu produzir 15.604 litros de leite por ordenha, a média diária foi de 46.812 litros e conseguiu 140.435 litros na competição.

Os animais que ficaram entre o 4º e o 8º lugar, obtiveram m´dia diária de produção entre 45.850 e 34.302 litros de leite por dia.

Os quatro primeiros colocados nas duas categorias receberam premiação em dinheiro no valor de R$ 4 mil, R$ 3 mi, 2 mil e 1,5 mil respectivamente.

Empresário Elder Vitalli, do Laticínios Vitalli, presente a entrega de prêmios, foi um dos patrocinadores do Concurso Leiteiro da Expo Show Norte.

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues


Leia Também