Correio Central
Voltar Notícia publicada em 27/03/2017

Saúde de Ouro Preto recebe doação de país africano de medicação para dores reumáticas e tratamento de feridas

Os remédios foram doados pela Republica do Togo, e serão usados no Centro de Saúde Ana Nery e no Hospital Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) de Ouro Preto do Oeste recebeu do Consulado do Togo, país africano, a título de doação, um lote de medicamentos que custam caro no mercado comum, e são utilizados para tratamento de doenças nas articulações das mãos, joelhos, coxofemurais e da coluna e para tratamento de feridas.

Ariquemes foi o primeiro município a receber a parceria, Ouro Preto o 2º e Porto Velho será o 3º.

A doação é feita através do projeto social Articulando Mobilidade e visa o tratamento de pessoas que realizam tratamento prolongado e sofrem com dores nas articulações, a maioria são pessoas idosas, e vítimas de acidentes em tratamento prolongado e doloroso, cuja medicação tem custo elevado.

O primeiro paciente que vai receber quatro ampolas da injeção “Osteonil” é um agricultor da área rural de Ouro Preto que está acamado há meses por causa de um acidente, e sequer consegue andar. Cada injeção dessas no mercado comum, somado ao valor da aplicação, custaria em media R$ 1.500,00. Como o sitiante terá de receber 12 aplicações da injeção, o custo para ele sairia por aproximadamente R$ 18 mil.

O prefeito Vagno Gonçalves Barros “Panisoly” (PSDC), o vice-prefeito Valério pessoa e o secretário-geral de Governo Gilberto José da Silva visitaram na última sexta-feira (24) o Hospital Municipal Dra Laura Maria Carvalho Braga para o recebimento do medicamento, acompanhados da feridóloga Andréia Regina Soares de Souza, assessora para assuntos de saúde do Consulado do Togo em Rondônia, a farmacêutica generalista Jozilene Camargo e Maria Geralda Pereira, representante da Secretaria Regional do governo do Estado na região de Ouro Preto, que foi a articuladora da parceria.

As profissionais de saúde envolvidas no projeto, explicaram ao prefeito que o medicamento é à base de ácido hialurônico intra-articular e acido hialurônico para o tratamento de articulações e de feridas produzidos pelo laboratório TRB Pharma, com sede em Campinas (SP), em parceria com o Consulado da República Togolesa, que irá beneficiar pacientes portadores de osteoartite nas articulações que causam dores insuportáveis e problemas e mobilidade.

A Osteoartitre é uma doença caracterizada por degeneração das cartilagens e alterações ósseas, é mais comum surgir nas doenças reumáticas e as dores aumentam progressivamente com a idade. A injeção aplicada uma vez, o paciente fica ao menos por quatro meses sem sentir dores na região afetada.

O ortopedista André Pastutzenko dos Santos Rodrigues de Freitas, que atende na área de ortopedia do Centro de Saúde Ana Nery, no Jardim Aeroporto, e no Hospital Municipal, disse que essa parceria é de grande valia e vai amenizar e encurtar o tratamento de muitos pacientes atendidos pela rede municipal. “Nossa Demanda é grande, muita gente sofre com dores provocadas dos dores articulares”, enfatiza.  

O diretor do Hospital Municipal, Boby Charlton Gois Gil, destacou a importância da medicação para o atendimento na área de ortopedia, e da Sala de Feridas, que recebe pacientes de toda a região em busca de tratamento. “Nós temos uma demanda significativa dessa medicação, os pacientes sofrem muito com as dores e agora poderão melhorar a qualidade de vida”, frisou Boby Gil.

ORTOPEDISTA ANDRÉ PASTUTZENKO (2º À ESQUERDA) ATENDE NO ANA NERY E NO HM

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também