Correio Central
Voltar Notícia publicada em 08/04/2016

Dois jovens morrem em Cacoal com suspeita de H1N1; uma vítima era de Ouro Preto

Segundo a Secretaria de Saúde de Cacoal, a mulher de 23 anos era de Ouro Preto do Oeste e morreu no dia 26 de março. Ela chegou a ser transferida para o HEURO, porém não deu tempo de coletar material para exames, nem dela, nem de seus familiares.

Fonte: Rondoniagora.com - A Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal – SEMUSA informou nesta sexta-feira, 8, que um adolescente de 16 anos e uma mulher de 23 anos morreram no município, com suspeita de H1N1. De acordo com a coordenadora de vigilância em saúde Ivani Gromann, o adolescente era morador de Espigão do Oeste e morreu na madrugada desta sexta. Já a mulher era de Ouro Preto do Oeste e morreu no dia 26 de março.

 

Conforme a coordenadora o garoto foi internado no dia 5 de abril no hospital de Espigão e transferido para Cacoal na madrugada de sexta-feira, quando veio óbito. ‘Apesar de ter sido internado no dia 5 de abril, já tinha uma semana que ele estava apresentando os sintomas da H1N1; tosse seca, febre alta de 40 graus e dificuldade para respirar’, explica.

 

Ainda durante a coletiva de imprensa, Ivani informou que as vítimas vieram de outros municípios e foram transferidas para o Hospital Regional de Urgência e Emergência de Cacoal -HEURO. ‘Ainda não temos certeza que a morte foi em decorrência de H1N1, por isso foram feitas coletas de sangue, fígado e vísceras do adolescente, que serão levadas para Porto Velho para a realização de exames de identificação’, informou.

 

Sobre a mulher, Ivani explicou que ela chegou a ser transferida para o HEURO, porém não deu tempo de coletar material para exames, nem dela, nem de seus familiares. ‘Iremos entrar em contato com o hospital e familiares para saber o histórico clínico da paciente’, afirmou Ivani. O HEURO não foi interditado, e os atendimentos estão sendo realizados normalmente.  Mas é importante que as pessoas tenham cuidados habituais, como lavar as mãos com frequência e evitar muitos contatos pessoais.

Leia Também