Correio Central
Voltar Notícia publicada em 07/12/2016

Padre Carlos Naldi, hoje em São José do Rio Preto, celebrará Missa em Ouro Preto na segunda-feira

Padre Carlos Naldi vai celebrar a Missa de segunda-feira, dia 12, às 19h30, na igreja do Bairro Liberdade, no Dia de Nossa Senhora de Guadalupe.

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Ouro Preto do Oeste, está recebendo esta semana a visita do padre comboniano Carlos Naldi que teve uma passagem importante no município, foi o idealizador da Associação Vida Nova, e atualmente se encontra na Diocese de São José do Rio Preto (SP).

Ontem, padre Carlos visitou o Centro de Acolhimento do Idoso, construído e mantido pela associação PromoVida com apoio de instituições e da sociedade.

Na segunda-feira, 12 de dezembro, Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padre Carlos Naldi irá celebrar a Missa na Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe, no Bairro Liberdade, a partir das 19h30. Padre Carlos Naldi nasceu em 4 de novembro de 1930, em Monghidoro, Itália, foi ordenado sacerdote em 25 de março de 1956, trabalhou em Portugal de 1956 a 1972, quando veio para o Brasil. Em agosto deste ano, padre Carlos completou 60 anos de Ordenação Presbiteral.

A história de vida de padre Carlos Naldi é marcada pela fé. No período que morava na Itália e se preparava para os exames escolares que o conduziram à formação religiosa e filosófica, ele percorria dez quilômetros entre ida e volta, em meio a trilhas e matas num período de guerra. Entre frequentes bombardeios que sacudiam o país durante a invasão da Itália por parte dos americanos, contra os aliados alemães, e o seminário onde padre Carlos Naldi estudava foi atingido e destruído, e num cenário devastador de canhões e balas ele se tornou um missionário evangelizador.

O Reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, padre José Natal Chagas Ferreira antecipa o convite aos católicos para a Missa que será celebrada por Carlos Naldi. “Ele estará visitando a nossa paróquia, já está bem idoso, nos 86 anos, mas continua muito útil para a igreja e realiza um bom trabalho de evangelização”.

CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO VIDA NOVA

A iniciação da Associação Vida Nova foi da igreja católica, que mantém uma funerária que atende a sociedade de maneira indiscriminada, foi do padre Carlos que deixou essa marca aqui em Ouro Preto do Oeste.

Há 15 anos surgiu em Ouro Preto do Oeste a Associação Vida Nova, uma preocupação aventada pelo então pároco Carlos Naldi, da Igreja de Nossa Senhora Aparecida.

O padre Naldi tinha o propósito de amenizar a situação explorativa e desumana pelas quais passavam famílias das cidades da região, em razão das constantes disputas que funerárias protagonizavam, em muitos casos aumentando a dor de parentes.

Houve casos relatados em determinadas comunidades, que abusos cometidos em tempos remotos obrigaram famílias a abrir mão de móveis e até imóveis para pagar despesas fúnebres.

Em 1998 foi criada a Associação Vida Nova (AVN) com seu primeiro Estatuto Social, formada por uma Diretoria provisória de seis meses, composta de 12 membros, com ideais e objetivos homogêneos.

Por iniciativa da Paróquia comandada por padre Carlos foi eleito um colaborador em cada comunidade e voluntários para ampliar a adesão e o cadastramento de famílias na Associação Vida Nova.

Em 15 de fevereiro de 1999 foi inaugurada a Associação Vida Nova com 300 famílias devidamente inscritas.

Fonte: Por Edmilson Rodrigues

Leia Também