Correio Central
Voltar Notícia publicada em 09/01/2017

Vereadores de Ouro Preto se reúnem para mudar o horário das sessões para terça-feira e formar as comissões da Casa

Presidente J. Rabelo anuncia a mudança das sessões na Câmara de segunda à noite para terça de manhã para facilitar o acesso à população

Os nove vereadores empossados no dia 1º de janeiro em Ouro Preto d’Oeste se reúnem pela primeira vez no Plenário de Deliberações esta segunda-feira (9) em sessão extraordinária, para votar a mudança do horário das sessões que atualmente são realizadas às 18h30 de segunda-feira, e passarão a ocorrer nas terças-feiras a partir das 9 horas da manhã.

Na sessão extraordinária, também serão definidos os nomes dos vereadores que irão presidir e compor as seis comissões do Poder Legislativo, que se encontram inativas.

As Comissões são órgãos técnicos instituídos pelo Regimento Interno da Casa, destinados a elaborar estudos e emitir pareceres, representar a Câmara, dentre outras funções; cada comissão é composta de pelo menos três membros, observada a proporcionalidade na representação de partido ou blocos políticos.

De acordo com o período de vigência pelo qual se instalam, podem ser: permanentes: se ultrapassam legislaturas, apreciando matérias submetidas a seu exame. Temporária: se encerram ao término da legislatura na qual foram criadas, apenas para o estudo de determinada matéria.

O presidente da Câmara, vereador J. Rabelo (PTB) fez a convocação dos demais vereadores na última sexta-feira em regime de urgência para que a sessão seja realizada durante o período de recesso. O presidente esclarece que, a escolha dos presidentes de comissões se faz necessário, porque sem a efetivação das mesmas nenhuma matéria de interesse do Poder Executivo pode ser votada pela Câmara Municipal.

Quanto à mudança de horário das sessões para as terças-feiras, J. Rabelo salientou que no horário diurno será mais fácil para a comunidade participar dos debates do Poder Legislativo, e outra intenção é envolver mais a sociedade nas questões políticas do município. “Vai facilitar também para os vereadores que residem fora da cidade, eles terão a segunda-feira livre para realizarem suas tarefas, e poderão dedicar mais tempo para as questões relacionadas ao Poder legislativo”, pontuou o presidente. 

Confira abaixo quais são as seis comissões existentes na Câmara Municipal:

COMISSÃO PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL – CPEAS

COMISSÃO PERMANENTE DE JUSTIÇA E REDAÇÃO – CPJR

COMISSÃO PERMANENTE DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA CPLP

COMISSÃO PERMANENTE DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS – CPOSP

COMISSÃO PERMANENTE DE ORÇAMENTO E FINANÇAS – CPOF

COMISSÃO PERMANENTE DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE

     

VEREADORES ELEITOS PARA A MESA DIRETORA DO BIÊNIO 2017/2018

CELSO COELHO É VEREADOR ELEITO PELO PRP DE OURO PRETO

DELÍSIO FERNANDES É VEREADOR ELEITO PELO PSB DE OURO PRETO

BRUNO BRUSTOLON É VEREADOR DO PSDC

IVONE VICENTIN É VEREADORA REELEITA PELO PMDB

Fonte: Por Edmilson Rodrigues