Correio Central
Voltar Notícia publicada em 27/09/2016

MPE de Ouro Preto avalia como positivo o comportamento de candidatos

Esta é a avaliação do promotor Evandro Araújo de Oliveira, que responde pela 28a Zona eleitoral do Ministério Público Eleitoral da comarca de Ouro Preto d’Oeste.

 As novas ferramentas de combate ao abuso de poder econômico, do poder público e o fim dos financiamentos abusivos de campanha são fatores que contribuem para a lisura do processo democrático, e pela primeira vez a população presencia uma campanha mais transparente e igualitária.


Esta é a avaliação do promotor Evandro Araújo de Oliveira, que responde pela 28ª Zona eleitoral do Ministério Público Eleitoral da comarca de Ouro Preto d’Oeste. A exceção das investigações para apurar doações de campanha por pessoas cadastradas no programa Bolsa Família, a eleição de 2016 é a mais transparente dos últimos tempos, e os candidatos têm cumprido as regras.


O promotor Evandro Araújo, disse que apesar de haver registro de algumas denúncias, ainda não foi verificado nenhum ato que conote crime eleitoral grave. “Das minhas três eleições que cubro essa é a mais tranquila, nós temos feito diligências tanto em Ouro Preto como nos municípios que compõem a comarca para verificar a questão da propaganda e algumas denúncias que chegaram”, salientou.


Com o rigor da Lei Eleitoral, tem ficado cada dia mais difícil para candidatos mal intencionados burlarem as normas. “Tanto eu, como a doutora Alba da Silva que também é promotora eleitoral, temos algumas denúncias em apuração, mas de regra a campanha em si os candidatos têm respeitado a legislação”, afirmou o promotor.


Na avaliação do promotor, muitas pessoas entram para a política para obter ganhos e em defesa de interesses pessoais, mas estão deixando de concorrer graças a vários fatores, entre os quais a eficiente fiscalização dos órgãos de controle como o Ministério Público com o Judiciário, da Polícia, a própria sociedade e da imprensa que é fundamental na democracia brasileira.


Na visão do magistrado, nos tempos atuais quem pretende entrar na política com finalidades escusas pode ter certeza que uma hora ou outra vai se enrolar, e às vezes para o resto da vida. “Hoje a pessoa mal intencionada ela tem o trabalho de fazer o desvio que sempre deixa rastro, e depois tem o trabalho de esconder esse dinheiro. Hoje está muito mais difícil esconder dinheiro desviado”, avalia o promotor.  

 

Autor: Edmilson Rodrigues

Leia Também