Correio Central
Voltar Notícia publicada em 31/05/2019

Marcos Rogério leva Secretários ao ministro da Saúde e pleiteia o SAMU para Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste

Com a implantação, Ouro Preto do Oeste ganharia uma extensão com duas ambulâncias com três profissionais cada.

Na próxima segunda-feira (03/06) seis secretários municipais de Saúde de municípios da Região Central e da região do Vale do Guaporé, participarão em Brasília (DF) de uma audiência com o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o encontro com o ministro foi agendado pelo senador Marcos Rogério (DEM) que articula a implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para Ji-Paraná.

A partir da implantação do SAMU em Ji-Paraná, a cidade de Ouro Preto do Oeste ganharia uma extensão com duas viaturas munidas de três profissionais para efetuar resgates no âmbito regional, e a extensão do SAMU pode beneficiar ainda o município de Presidente Médici, caso a administração tenha o interesse.  

O prefeito de Ouro Preto do Oeste Vagno Gonçalves Barros “Panisoly” (PSDC), também vai estar na comitiva com o senador e os secretários na audiência com o ministro Luiz Henrique Mandetta.  

A implantação do SAMU para Ji-Paraná foi pactuada em 2014, porém até hoje o município não recebeu a unidade. No entanto, o senador Marcos Rogério está fazendo gestão política junto ao Ministério da Saúde para que a Portaria do SAMU seja assinada.

O custeio para a atividade do SAMU nos municípios é rateado em 50% para o Governo Federal, 25% para o Governo do Estado e outros 25% para o governo municipal.

Senador Marcos Rogério articula a implantação do SAMU para duas regiões do estado

O secretário de Saúde de Presidente Médici Rubi Ferreira Costa, vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (COSEMS/RO) fará parte da comitiva na audiência no Ministério da Saúde.

Os secretários municipais estarão reivindicando ao senador Marcos Rogério e ao ministro da Saúde por melhorias relacionadas a portarias de reformas e construções de unidades de atendimento do SUS, e por recursos relacionados a portaria pendente do SAMU para o município de Ji-Paraná, que é a segunda maior município do Estado.

O secretário de Saúde de Ouro Preto do Oeste, Cristiano Ramos, considera esse projeto de extrema importância para os municípios da macrorregião. “A prioridade nossa é que venha o SAMU, vai ajudar muito toda a região e desafogar o trabalho do Corpo de Bombeiros”, torce.  

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também