Correio Central
Voltar Notícia publicada em 22/05/2017

Governo inaugura Unisp de Ouro Preto do Oeste, mas não anuncia reforço de policiais para a região

Bandidos sabem que a região não tem efetivo e já explodiram todos os caixas eletrônicos que existiam em comércios nas cidades

O governo do Estado entregou oficialmente o prédio da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Ouro Preto do Oeste, construída na Avenida Capitão Sílvio Gonçalves de Farias, no antigo terreno do Palácio do Governo, numa cerimônia que contou com a presença do governador Confúcio Moura, de membros da cúpula da segurança pública de Rondônia, o prefeito, presidente da Câmara, três deputados e do juiz criminal juiz Haruo Mizusaki e promotor Tiago Cadore, além de policiais e advogados.

O público presente à inauguração foi formado em sua maioria por assessores de autarquias da cidade e seguidores de políticos, e da parte da população a presença foi ínfima considerando a importância da obra, talvez pela demora na inauguração que vem sendo anunciada desde 2014, e pela impaciência da comunidade com o aumento da insegurança na região.

A cerimônia ficou marcada pela troca de gentilezas e bajulação mútua entre os políticos que estiveram presentes, todos ovacionando o governo atual, mas não se ouviu um discurso voltado para o que a população dos seis municípios da região almeja que é o aumento no efetivo de policiais civis e militares para reduzir o índice de criminalidade que impõe medo e insegurança.

A Unisp foi construída com recurso do Programa Integrado de Inclusão Socioeconômica (Pidise), de empréstimo contraído junto ao BNDES pelo governo peemedebista no primeiro mandado do governador Confúcio Moura, e vai integrar o trabalho das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros. 

Os delegados da cidade informaram que a expectativa é a de que a Unisp possa funcionar de fato, e abrir as portas para a população até o final dessa semana.

POLÍCIA SEM EFETIVO

A Delegacia Civil de Ouro Preto do Oeste conta com dois delegados e apenas quatro investigadores para cuidar de todas as ocorrências policiais geradas também em Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis, Vale do Paraíso e os distritos de Rondominas, Santa Rosa e Cedro Rosa, o que é humanamente impossível.

Dos quatro investigadores, dois foram deslocados da Delegacia de Mirante da Serra, que praticamente fechou as portas e hoje conta com um agente efetivo apenas para registrar ocorrências.

O número de policiais militares nas ruas de Ouro Preto se resume em quatro ou cinco militares em duas viaturas circulando, e outro na coordenação da Central de Operações atendendo o telefone 190. Se uma viatura for atender uma ocorrência na área rural fica apenas uma guarnição na cidade, e se for prestar auxílio a cidade fica desguarnecida.

A macrorregião Central de Rondônia não tem um Batalhão (com GOE, Força Tática, Companhia de Trânsito), apenas a 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo (3ª Cia PO/OPO), que é vinculada ao 2º BPM de Ji-Paraná e não tem autonomia. Na região de Ariquemes, por exemplo, terra do governador, o município de Monte Negro tem Batalhão com GOE, e Machadinho d’Oeste e Buritis têm policiamento diferenciado da região de Ouro Preto onde a polícia as vezes é motivo de gozação. 

EXPLOSÃO DE CAIXAS ELETRÔNICOS

Sabendo disso, a bandidagem já sabe como agir e hoje não existe mais um terminal de autoatendimento além dos caixas eletrônicos instalados nas agências porque criminosos já explodiram todos que existiam em Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União. Os dois supermercados da cidade desativaram caixas de banco temendo explosões destruidoras.

Em Mirante da Serra explodiram dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil em 2013 e em Nova União o único caixa que o BB instalou na cidade foi pelos ares no ano passado. Os bandidos não cometem crimes de explodir caixas eletrônicos em Ariquemes, Ji-Paraná ou Jaru, por exemplo, que têm efetivos policiais, GOE, Força Tática e Companhia de Trânsito porque vai “chover” polícia em cima deles.

FOTOS DE EXPLOSÃO DE CAIXAS EM OURO PRETO, MIRANTE DA SERRA E NOVA UNIÃO

Em Ouro Preto, somente nos últimos dois meses, um terminal que existia na rodoviária foi explodido, e há duas semanas foi a vez dos dois caixas que funcionavam no Dom Bosco Materiais para Construção, que fica na BR-364. Na cidade, restou apenas o terminal de autoatendimento da CAIXA na sede da prefeitura.

LÍTIGIOS NO CAMPO

O aumento no número de ocupação de propriedades rurais por invasores de terras na região de Ouro Preto do Oeste é preocupante, na área rural nos dois lados da BR-364 já existem acampamentos de sem-terra, e a movimentação trás para a comunidade rural crimes de furtos e roubos que não ocorriam.

Na última semana, uma viatura do GOE com quatro policiais militares que fazem patrulhamento itinerante para inibir o uso de arma por cidadãos que circulam na região teve que trocar tiros com um membro do acampamento Paulo Freire II, localizado na região de Mirante da Serra aumentando o clima de tensão na área.

A Unisp é fundamental para melhorar a segurança pública na região de Ouro Preto, e mais importante que esse benefício é o envio de policiais civis e militares para aumentar o efetivo nas ruas e no setor de investigação.

ARMAMENTO PESADO APREENDIDO COM INVASORES DE TERRA NA REGIÃO DE OURO PRETO

APREENSÃO REALIZADA NA REGIÃO DO DISTRITO DE RONDOMINAS

 

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também