Correio Central
Voltar Notícia publicada em 31/05/2019

Cheque de diária ao presidente da Câmara vira caso de polícia em Teixeirópolis

O presidente não viajou e não usou a diária, mas o cheque foi descontado e a oposição registrou ocorrência policial.

Uma folha de cheque de uma diária no valor de R$ 682,00 que foi emitido para custear uma viagem a Porto Velho do vereador Carlos Kleber, presidente da Câmara de Vereadores do município de Teixeirópolis, que deveria ser cancelado porque ele cancelou sua ida à capital foi descontado na Agência da CAIXA em Ouro Preto do Oeste.

Os vereadores Darcy Gomes da Silva, aliado do deputado estadual Edson Martins na cidade, e o ex-presidente Cleber Batista Rosa, o “Binho da linha 20”, foram ao quartel da PM e registraram ocorrência do furto, pediram providências e fizeram publicar a denúncia em um site de Ouro Preto, afirmando que ambos fazem oposição séria e responsável contra o presidente da Câmara e contra a administração do prefeito Antônio Zotesso.

O cheque foi emitido e descontado em fevereiro deste ano, demorou três meses para os vereadores perceberem. A reportagem do Correio Central confirmou o registro da ocorrência policial e procurou em Teixeirópolis o presidente da Câmara de Vereadores para questionar sobre o que de fato ocorreu.

Segundo o presidente Carlos Kleber, ele não utilizou a diária porque desistiu de viajar e que a Mesa Diretora apurou que o cheque foi descontado por um funcionário da Câmara do quadro efetivo, e uma comissão formada por servidores está relatando os fatos e serão tomadas as medidas cabíveis.

“Eu tinha chegado de Porto Velho um dia antes, então desisti de retornar novamente para um curso de gestão no Tribunal de Contas. Avisei verbalmente e por escrito que fosse cancelado o cheque”, garante o vereador.

O delegado Niki Alves Locatelli informou a reportagem que, como foi registrada uma ocorrência de furto a Polícia Civil vai apurar os fatos. “A gente vai confirmar a autoria delitiva, se for funcionário pode incidir nas penas do crime de peculato. Chegou à denúncia e a Polícia Civil vai apurar com o mesmo rigor de sempre”, adianta o delegado.  

Folha de cheque que deveria ser cancelada foi trocada na agência da CAIXA em OPO

Como o servidor se encontra em estado probatório, ele poderá até ser demitido caso fique evidenciado que ele trocou a folha de cheque que deveria ter sido ser cancelada e anexada ao documento de empenho da diária que não foi usada.   

Na ocorrência e na publicação sobre o assunto no site, o vereador Darcy diz que o cheque é da Agência Sicoob, porém a reportagem apurou que a folha descontada é da agência da Caixa Econômica Federal em Ouro Preto do Oeste, e foi trocado no dia 3 de março. No verso há uma assinatura, provavelmente falsa tendo em vista que o cheque é nominal ao presidente da Câmara.  

O vereador Carlos Kleber afirmou que todas as informações estão disponíveis na Câmara de Teixeirópolis para os vereadores da oposição e para a imprensa, e se queixou que eles preferem transformar o fato em denuncismo para levantar suspeitas conspiratórias junto à população.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também