Correio Central
Voltar Notícia publicada em 26/05/2018

Assembleia Legislativa homenageia pioneiros de Ji-Paraná durante a Rondônia Rural Show

Márcia Dantas (foto) filha do cerealista Joaquim Dantas, agradeceu o deputado Airton Gurgacz pela homenagem.

Assembleia Legislativa homenageia pioneiros  de Ji-Paraná durante a Rondônia Rural Show dando seus nomes à principal avenida do parque e ao espaço das bandeiras, que receberão as identificações ainda este ano através de Projetos de Leis de autoria do Deputado Estadual Airton Gurgacz.

A principal via passará a se chamar Avenida Robson Guimarães, enquanto o espaço das bandeiras homenageará Joaquim Dantas. Os dois projetos foram lidos e aprovados em primeira discussão e votação, durante a sessão itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia que aconteceu nesta quinta-feira (24) na sede da Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná, presidida pelo Deputado Airton Gurgacz.

O empresário e pecuarista Robson Guimarães, filho do também pecuarista João Duarte e Maria Lúcia, chegou em Rondônia com apenas três anos de vida. Aos 20 anos iniciou sua brilhante trajetória de empresário administrando uma serraria da família chamada de Lucilândia. Logo depois, veio a Madron Madeiras, com grande potência na exportação.  Também grande desportista, chegou a presidir o Motoclube de Ji-Paraná, e assumiu a presidência da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná - ACIJIP. Em 2003 iniciou a Bigsal Nutrição Animal tornando-se referência nacional. A trajetória de sucesso do jovem empresário foi interrompida há dois anos em decorrência de um acidente aéreo na cidade de Florianópolis - SC. “Precisamos de alguma forma, manter vivo o nome dessas pessoas que contribuíram com o desenvolvimento da nossa cidade”, justificou Airton Gurgacz.

O outro pecuarista e pioneiro de Ji-Paraná a ser homenageado, Joaquim Dantas, nasceu no Rio Grande do Norte, em 1932, e escolheu a antiga Vila de Rondônia para fixar residência no ano de 1974. Após anos trabalhando no ramo de cerealista, decidiu mudar para a pecuária, sempre com grande contribuição para o desenvolvimento da região. Em 2016, Joaquim Dantas foi encaminhado para Goiânia - GO com problemas de saúde, falecendo em nove de outubro e deixando três filhos, nove netos e quatro bisnetos. “Não tenho dúvidas que estamos reconhecendo o trabalho, a dedicação e amor que essas pessoas tiveram por nossa cidade”, concluiu o Deputado Airton Gurgacz.

Fonte: Assessoria