Correio Central
Voltar Notícia publicada em 16/08/2019

Rondônia: Incêndio devasta florestas e lotes na reserva no assentamento Margarida Alves

O crime ambiental causa a destruição de nascentes e a mortandade de animais silvestres e destrói propriedades inteiras.

Parte da reserva em bloco do assentamento Margarida Alves, localizado no município de Nova União, foi novamente incendiada no começo desta semana e o vento forte da última quarta-feira alastrou o fogo para outras áreas em urupá e Teixeirópolis queimando propriedades inteiras.

O Corpo de Bombeiros foi deslocado para o local com maior incidência de fogo em propriedades, mas moradores da região informaram na manhã desta sexta-feira que ainda há focos de queimada nas linhas 24 e 28.

“Ainda tem focos de fogo em pontos isolados, dá pra ver cobras, macacos e outros animais mortos queimados, e todo animal que rasteja estão morrendo queimados na área do fogo”, disse um sitiante que teve parte da sua propriedade queimada, em um áudio enviado à publicação.   

 As nascentes dos principais afluentes que abastecem com água potável cidades da região de Ouro Preto do Oeste estão comprometidas devido as constantes queimadas na área. Em setembro do ano passado incêndio de grandes proporções devastou mais de 3 mil hectares de reserva.

No incêndio dessa semana, o fogo novamente atingiu sítios e área de reserva da Linha C-40 no limite de Urupá, incluindo áreas de nascentes da Cachoeira da Serra. Em um vídeo (veja abaixo) o proprietário de um lote de 11 alqueires mostra a destruição que o fogo provocou em nove alqueires.

No vídeo, ele lamenta a falta de apoio das autoridades responsáveis pela manutenção das áreas da reserva invadidas, e se preocupa em mostrar o desespero de um grupo de macacos buscando abrigo para fugir do incêndio.

No vídeo, morador mostra animais correndo do fogo e sua propriedade destruída  

O incêndio desproporcional registrado em florestas da reserva em bloco que pertence ao Estado, e nas áreas de pastagens de propriedades rurais na região do Assentamento Margarida Alves, tem causado destruição ambiental irreparável.

Os incêndios têm provocado a mortandade de animais silvestres, e aumenta o risco de exclusão das nascentes dos principais rios que abastecem com água potável os municípios da Região de Ouro Preto do Oeste que abastecem o rio Boa Vista e a Bacia do Rio Machado.

As cachoeiras do Vale das Cachoeiras entre Nova União e Teixeirópolis, e a cachoeira da Serra em Urupá, dois pontos turísticos regionais, podem desaparecer no futuro caso as queimadas continuem a ocorrer.   

Moradores da área acusam novamente os invasores de atear fogo na reserva. No ano passado, roçaram uma parte da área de reserva e plantaram capim. Em setembro houve o incêndio devastador e agora o sinistro se repete no período de queimadas.  

Em maio deste ano, a justiça determinou a reintegração de posse da área ocupada por posseiros, porém até hoje ela não foi cumprida.

Por Edmilson Rodrigues.

VEJA ABAIXO MAIS DOIS VÍDEOS DO INCÊNDIO EM PROPRIEDADES NA ÁREA DO ASSENTAMENTO.

 

VEJA MAIS VÍDEOS DE INCÊNDIO EM PROPRIEDADES NO ASSENTAMENTO MARGARIDA ALVES

 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também