Correio Central
Voltar Notícia publicada em 27/07/2018

Polícia de Ouro Preto indicia por receptação dono de reclicladora que pagou 33 reais em bateria furtada

Delegado diz que a pena para quem comete o crime de receptação é a mesma aplicada ao ladrão: de um a quatro anos de cadeia e multa.

O dono de um comércio de compra de rejeitos não recicláveis da cidade de Ouro Preto do Oeste foi indiciado pela Polícia Civil após ficar comprovado que ele adquiriu, ao custo de R$ 33,00, uma bateria de carro furtada em uma oficina mecânica por um indivíduo que também foi identificado e indiciado.

O autor do crime E.F.C foi autuado e processado por crime de furto (art. 155) e o dono da firma de reciclagem, de iniciais E.R.K, foi indiciado por receptação culposa (art. 180), a pena prevista é de um a quatro anos e multa.

Embora muitas pessoas que adquirem produtos furtados não tenham conhecimento, a pena para quem comete o crime de receptação é a mesma aplicada ao ladrão.

O dono da recicladora agora também é investigado por receptação de fios, um dos crimes que mais causa prejuízo e transtorno na cidade. O parque Expo Show Norte, contabiliza prejuízo superior a R$ 70 mil com furto de fios. No caso da bateria apreendida pela polícia, oladrão a furto de edntro de uma oficina, após arrancar uma tábua da parede do estabelecimento.

INVESTIGAÇÃO

O delegado Niki Alves Locatelli admite que o índice de crimes de furtos de fio de energia e de equipamentos e acessórios como bateria de veículos em oficinas e mesmo nas ruas da cidade de Ouro Preto do Oeste sofreu aumento considerável, e atribui a situação em razão de o comércio negro vigorar na cidade, pois existem pessoas que adquirem itens furtados ou roubados, sem procedência ou nota fiscal.

O delegado afirmou que, a Polícia Civil espera combater essa prática processando os autores dos crimes e também os receptadores que, na outra ponta, fomentam crimes dessa natureza.

A Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar, vem trabalhando no sentido de combater esses crimes e, para inibir o comércio paralelo desses produtos, o alvo a partir de agora é quem compra.

Investigadores apuraram que, os itens mais negociados são oriundos das bocas de fumo, onde os usuários de drogas vendem entre 10% a 20% abaixo do valor de mercado.

No mercado de produtos sem origem, são vendidas câmeras, celulares, baterias, botijas de gás, eletroeletrônicos (TV e outros), equipamentos (ferramentas, makita, serra etc.) e material de construção, entre muitos outros.  

Na Expo Show Norte praticamente toda fiação foi furtada. Residências da cidade também sçao alvo de ladrões de fios

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também