Correio Central
Voltar Notícia publicada em 18/09/2018

Polícia Civil de Ouro Preto convoca vítimas de furto e roubo de celular e de outros bens para reconhecimento

Polícia pede as vítimas de roubo de celulares e furtos em residências que procurem a Delegacia de Polícia Civil.

A polícia Civil de Ouro Preto do Oeste acumula um grande número de aparelhos celulares, objetos e produtos diversos que foram recuperados em operações realizadas em pontos de venda de drogas ou com autores de crime.

A Polícia Judiciária do Estado apreendeu em Ouro Preto do Oeste neste primeiro semestre do ano dezenas de aparelhos celulares, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, joias, peças de veículos, semijoias, óculos, relógios, ferramentas utilizadas na construção civil, TVs, vestuários e itens que provavelmente foram furtados em arrombamentos de residências, ou subtraídos diretamente da vítima.

Por esta razão, os delegados lotados na UNISP local estão fazendo uma convocação para cidadãos que foram vítimas de furtos ou roubos ocorridos recentemente a comparecerem na Delegacia de Polícia para fazer o reconhecimento do aparelho e de outros itens, e posteriormente resgatá-los. 

O delegado Niki Locatelli, titular responsável pela Delegacia de Polícia, informa que as pessoas interessadas em fazer o reconhecimento dos itens recuperados devem comparecer na UNISP localizada na Avenida Capitão Silvio Gonçalves de Farias no horário de atendimento no Cartório Criminal. “O pessoal tem que vir no horário de expediente que é das 7h30 até as 13h30 que é o horário de atendimento ao público”, pontuou.

Os interessados devem levar a ocorrência policial do registro do crime e a nota de comprovação do seu bem que foi furtado ou roubado.  

 

POLÍCIA CIVIL INDICIA RECEPTADORES

Delegado Niki Alves Locatelli, titular da Delegacia de Polícia Civil de Ouro Preto do Oeste orienta populares a não comprar itens furtados

Quando a polícia elucida crimes contra o patrimônio, as vítimas são acionadas imediatamente e os itens furtados ou roubados são imediatamente ressarcidos.

No entanto, há casos em que a apreensão pela polícia ocorre em operações como nos locais considerados suspeitos de trocar drogas por produtos furtados ou roubados a preço de ninharia, e renegociá-los depois no mercado negro onde cidadãos comuns se valem de “receptadores” ao adquirir produto sem nota fiscal e sem procedência, a preço que varia entre 10% a no máximo 30% do valor de mercado.

O delegado Niki Alves Locatelli informou que a Polícia Civil está indiciando e processando indivíduos que fomentam a receptação de produtos de crimes de furto e roubo a pessoas e residências, e também identificando e indiciando possíveis receptadores de fios de energia furtados na região de ouro Preto.

O delegado faz o alerta para que a população não adquira produtos sem procedência para não incorrerem no erro dos crimes de receptação dolosa e por receptação culposa. A receptação dolosa é quando o cidadão sabe que é furtado ou roubado e mesmo assim compra.

A receptação culposa ocorre quando o comprador paga um preço muito abaixo do mercado e podia imaginar pelas condições da pessoa que está vendendo, local onde está vendendo e a forma de venda e preço, ela podia se tivesse um cuidado e agido de maneira prudente observar que fosse produto de furto ou roubo.

 

“O tráfico de drogas e os ‘boqueiros’ que recebem esses itens furtados e roubados acabam respondendo só pelo tráfico de drogas porque a receptação é absorvida. Agora, eventualmente outras pessoas que não estejam envolvidas com o tráfico de drogas e adquirem produto ilícito, roubado ou furtado, podem responder por receptação dolosa ou culposa”, adverte.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também