Correio Central
Voltar Notícia publicada em 18/06/2018

MP de Ouro Preto recomenda regras para festas da Copa; PM teve de usar spray de pimenta e efetuar disparos na avenida

As recomendações do MP não foram seguidas, houve brigas e a rua ficou suja e havia garrafas de vidro por toda parte.

Em Ouro Preto do Oeste, a avenida Daniel Comboni, no trecho que compreende o Restaurante Kanpai até a esquina com a rua princesa Isabel, foi fechada na tarde de domingo (17) após o fim da partida da Copa do Mundo na Rússia entre as seleções de futebol do Brasil e da Suíça, válida pela primeira rodada do Grupo E.      

Em todas as partidas da Seleção Brasileira na Copa, esse trecho da avenida principal da cidade será fechado pela prefeitura e haverá no local a presença da Polícia Militar, conforme Recomendação feita pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca, na última quinta-feira, 14 de junho.

A comemoração do empate do Brasil com a Suíça na tarde e noite do domingo foi marcada por acidentes e uma briga generalizada que obrigou a PM a fazer uso de spray de pimenta, e a disparar tiros antimotim. Também houve um atropelamento de um jovem por um motoqueiro que fugiu.

A PM contou com sete Pms para controlar a empolgação na avenida, a ação foi coordenada pela tenente Jaquilene, comandante interina da 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo de Ouro Preto do Oeste, que havia alertado o MP da falta de contingente para as comemorações que ocorrem na cidade.

SOM AUTOMOTIVO

Outra Recomendação do MP é que a Polícia Militar faça o patrulhamento pelas ruas centrais da cidade e, em outros pontos, onde eventualmente se constate aglomeração de pessoas, bem como que os militares observem toda a legislação pertinente para fins de autuações, principalmente no tocante ao uso indevido de som automotivo.

A Recomendação, no argumento da promotoria de Justiça, é para facilitar o trabalho da Polícia Militar, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, quando as partidas acontecem em horários que gerem aglomeração de pessoas, especialmente em estabelecimentos comerciais, e considerando que a avenida Daniel Comboni no referido trecho é o ponto tradicional de comemorações de competições de futebol profissional.

LIMPEZA DA AVENIDA

Na Recomendação, ao término da comemoração a prefeitura deverá providenciar uma equipe para limpeza imediata após o desbloqueio da via, visando o recolhimento de eventuais objetos que sejam deixados pela população na rua.

Para os comerciantes das imediações, a recomendação é que seja vendido bebida alcoólica em recipientes que não sejam de vidro. A equipe de limpeza não compareceu após o desbloqueio e litros e garrafas de vidro quebradas ficaram espalhadas pela pista da avenida e na rua das Seringueiros.

A Recomendação do MP foi elaborada em razão de um comunicado feito pelo Comando da 3ª Companhia da Polícia Militar em Ouro Preto do Oeste, de que não há como requisitar reforço policial para todos os locais de aglomeração, tendo em vista que as comemorações após os jogos ocorrem em todas as cidades.

TENENTE JAQUILENE INFORMOU MP DA FALTA DE PMS

  

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também