Correio Central
Voltar Notícia publicada em 20/08/2019

DRACO realiza operação em agroindústria de Urupá e apreende equipamento da SEAGRI

O kit pasteurizador estava em uma propriedade na TN¨e teria sido retirado da prefeitura por um vereador de Urupá.

A Polícia Civil de Rondônia, através da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO II, cumpre mandados de busca e apreensão na área rural do município de Urupá, o objetivo da ação policial é para localizar e aprender um kit pasteurizador para processamento de leite em uma agroindústria que foi destinado pela Secretaria de Estado da Agricultura para ser repassado a associação rural, o que não ocorreu.

Equipe de policiais da unidade II da DRACO no interior, com auxílio de policiais civis de Alvorada d’Oeste, localizaram o pasteurizador orçado em R$ 40 mil instalado em uma propriedade rural da Linha TN6, o produtor que se beneficiava dos equipamentos prestou depoimento à polícia. O equipamento foi retirado da prefeitura por um vereador do município, Tiago Mendes de Oliveira, segundo uma denúncia.  

O objetivo dessa operação é para investigar o possível desvio de equipamentos agrícolas que estaria ocorrendo em vários municípios de Rondônia de maneira irregular, sem a realização da Chamada Pública, que é publicada em Edital, para determinar qual a organização rural será beneficiada com os equipamentos.

No caso de Urupá, existe uma ocorrência policial na Delegacia Civil, datada de novembro de 2018, em que o vereador Tiago Mendes é apontado como o responsável pela retirada do equipamento do almoxarifado da prefeitura sem o consentimento da administração municipal.

Consta na ocorrência policial que, o pasteurizador foi deixado no almoxarifado em julho pelo vereador Tiago Mendes, mas em novembro ele teria voltado no local e tirado os equipamentos alegando que iria devolvê-lo à SEAGRI em Porto Velho.

O responsável pelo almoxarifado relata no boletim policial que o vereador foi questionado sobre o paradeiro dos equipamentos ou um documento confirmando a devolução à SEAGRI, e ele teria dito que não tinha conhecimento sobre onde o pasteurizador estava.

A reportagem conseguiu apurar apenas que, no caso da investigação em curso pela DRACO II visa identificar outros prováveis casos de retirada de equipamentos agrícolas em prefeituras do interior destinados para a agricultura familiar, e para associações, que teriam sido desviados por políticos (prefeitos e vereadores) sem a mínima legalidade, para beneficiar exclusivamente apaziguados políticos.

Imagem meramente ilustrativa

       

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também