Correio Central
Voltar Notícia publicada em 22/11/2018

Prefeitura de Ouro Preto remaneja médicos do HM para atender nos postos e PSF

Clínicos do Hospital Municipal irão atender duas a três vezes por semana até que os médicos sejam contratados.

A prefeitura da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, comunica que os nove médicos cubanos se desvincularam oficialmente de seus postos de trabalho, e para suprir a demanda a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) vai remanejar médicos clínicos gerais para atender de duas a três vezes por semana no Centro de Saúde Ouro Preto, Ana Nery Carlos Chagas, e nos PSFs do Novo Horizonte, Jardim Aeroporto e Bairro Alvorada – Industrial.

O atendimento inicia nesta sexta-feira (23), e vai ser de duas a três vezes por semana, as datas serão divulgadas. A prefeitura de Ouro Preto tem 33 médicos contratados pela Secretaria de Saúde, fora os nove cubanos que atuavam nos postos e PSF. 

A medida, determinada pelo prefeito Vagno Gonçalves Barros “Panisoly” (PSDC), visa impedir que os usuários do SUS, que estavam em tratamento com médicos cubanos, procurem o Hospital Municipal para apresentar exames ou solicitar receitas de medicação e buscar por consultas, aumentando demasiadamente a demanda da unidade hospitalar que é para emergências e internações.  

Os médicos cubanos que trabalham nos postos de saúde, e haviam anunciado a permanência no Programa Mais Médicos até o dia 25 de dezembro, receberam nova orientação para que abandonassem seus postos imediatamente e retornem para seu país tão logo certifiquem a emissão de suas passagens.

   

O secretário municipal de Saúde Cristiano Ramos Pereira informou que não há como manter os médicos todos os dias, e que o rodízio no atendimento será feito até que os novos médicos sejam contratados.

“A gente vai colocar um médico clínico geral não vai ser todo dia porque não tem como, mas a gente vai por um médico clínico geral pelo menos três vezes ou duas vezes por semana em cada centro de Saúde para atender a toda população”

 

A Secretaria de Saúde aguarda a orientação do Núcleo de Atenção à Rede Básica da Secretaria Estadual de Saúde sobre a contratação dos novos médicos, e a expectativa é de que a partir do dia 5 a no máximo até 7 de dezembro, a situação seja normalizada.

A situação da falta de médicos para atendimento em saúde preventiva nos PSFs e postos de saúde não é exclusiva em Ouro Preto do Oeste, todos os municípios do estado estão se adequando até que os médicos brasileiros sejam contratados.

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também