Correio Central
Voltar Notícia publicada em 27/12/2018

Luto: morre Tião do Ouro Branco, o 1º empresário laticinista de Rondônia

Corpo de Sebastião Antonio Costa é velado na Associação Vida Nova desde a noite de quarta-feira; ele morreu em Vila Palmares, região de Theobroma.

Faleceu na manhã de quarta-feira (26) Sebastião Antônio Costa, o Tião do Laticínio Ouro Branco, como era conhecido o ex-empresário, que foi um dos fundores em Ouro Preto do Oeste da primeira indústria laticinísta do estado de Rondônia, na primeira metade da década dos anos 80.

Sebastião morreu aos 65 anos, vítima de um infarto fulminante em uma rua do Distrito de Vila Palmares, no município de Theobroma, onde ele residia atualmente.

O corpo está sendo velado na capela da funerária da Associação Vida Nova, a família divulgou o horário do sepultamento para as 10 horas de manhã desta quinta-feira.  

Sebastião Antônio Costa fez história em Ouro Preto do Oeste; ele abriu uma pequena indústria em sua casa na Rua Tiradentes no ano de 1984, depois transferiu a empresa para a Avenida Marechal Deodoro da Fonseca onde montou o complexo do Laticínios Ouro Branco.

No auge de produção, o Laticínios Ouro Branco processava 150 mil litros de leite por dia, e foi a maior indústria de queijo muçarela no país em uma fábrica só, e foi também o maior arrecadador de ICMS do estado conforme documento assinado pelo ex-governador Jerônimo Garcia de Santana.

Nesse período, seu Tião também formou fazenda na RO-470 e a Estância Santa Joana na BR-364, sentido a Jaru, onde criava cavalos de raça.

A ciclo de Sebastião no Laticínios Ouro Branco se encerrou no dia 1º de maio de 1994, quando a empresa fundada por ele foi transferida em definitivo para Parmalat Brasil S/A Indústria de Alimentos.

Sebastião Antônio Costa era natural de Itapemirim (GO), e deixa cinco filhos e seis netos.

O Laticínios Ouro branco foi vendido á Parmalat Brasil S/A, que depois encerrou as atividades

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também