Correio Central
Voltar Notícia publicada em 02/08/2018

Homem que saiu de Ouro Preto do Oeste há 32 anos está em abrigo na Bolívia e procura seus parentes

O site Correio Central conseguiu um registro hoje de José Silvério para ajudar na campanha para encontrar seus familiares.

Edmilson Rodrigues - O Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, enviou um comunicado para a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Ouro Preto do Oeste solicitando ajuda para localizar familiares de José Silvério da Silva que se encontra na “Casa de Acogida ‘Cardenal Julio Terrazas”, uma organização religiosa que acolhe temporariamente migrantes e pessoas em situação difícil como a do morador de Rondônia.

José Silvério disse quando foi acolhido na casa de trânsito que é mantida pela Arquidiocese de Santa Cruz de La Sierra, que há 32 anos saiu de Ouro Preto do Oeste quando ele tinha 17 anos e nunca mais fez contato com a família.

Ele afirma que nasceu em 16 de novembro de 1969, hoje está com 49 anos, e diz que é filho de Adão Agostinho da Silva e Maria Efigênia da Silva. José Silvério sustenta ainda que possui sete irmãos e deu os seguintes nomes: José William, José Alexandre, José Carlos, Cláudia, Rosimeire, Dulcinéia e Marilena.

O Consulado relata no documento enviado a assistente social Claucia Sales Avelino que José está disposto a voltar e reencontrar seus familiares e ele se recorda que seu pai mora num sítio nos arredores de Ouro Preto do Oeste. A equipe da Semas tem se esforçado para localizar parentes do seu José, e nesta quinta-feira tornou público o ofício a fim de atingir mais pessoas.

A reportagem do site Correio Central entrou em contato com direção da Casa de Acogida Cardenal Julio Terrazas, e uma das missionárias relatou que José Silvério demonstra certa ansiedade e, as vezes, fica nervoso e arredio quando conversa sobre a falta de contato com familiares.

Ao tomar conhecimento que era necessário uma fotografia solicitada pela reportagem do site Correio Central para que algum familiar seu possa conhece-lo, José Silvério não só aceitou como esboçou um tímido sorriso.

As preocupações relatadas pelo Consulado são as de que a Casa de Acolhimento pode vir a fechar, e porque o homem que afirma ter saído de Ouro Preto do Oeste há mais de três décadas não tem documentos pessoais, se encontra em situação irregular e está doente, com Insuficiência na fala e lapsos de memória.

Quem souber informações sobre algum parente do cidadão que se encontra na Bolívia pode entrar em contato pelo número do telefone fixo 69– 3461-5257 ou pelo celular 69-999768469 da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Foto de José Silvério de quando ele chegou a Casa de Acolhimento de migrantes em santa Cruz de La Sierra

Casa de trânsito para migrantes e pessoas necessitadas é mantida pela Arquidiocese de Santa Cruz de La Sierra

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também