Correio Central
Voltar Notícia publicada em 05/10/2015

Fomento ao turismo é prioridade número 1 em Ouro Preto, diz prefeito

“É fácil perceber nesta noite que nós não estamos sozinhos. temos a presença (de representantes) da nossa comunidade e das maiores autoridades do turismo de Rondônia. Vou colocar o turismo como prioridade número 1 em Ouro Preto do Oeste”, disse o prefeito

Durante a audiência pública realizada na sexta-feira (2) para discutir os projetos voltados para o setor do turismo em Ouro Preto do Oeste, o prefeito Alex Testoni anunciou que a atividade turística passa a ser a prioridade número um em seu governo.   


Significa que, a partir da criação da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes (SECTUR) e a elaboração do PDTUR (Plano Municipal para o Desenvolvimento do Turismo), será deflagrada a institucionalização da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, e não mais município. “É fácil perceber nesta noite que nós não estamos sozinhos. temos a presença (de representantes) da nossa comunidade e das maiores autoridades do turismo de Rondônia. Vou colocar o turismo como prioridade número 1 em Ouro Preto do Oeste”, disse Alex Testoni, em seu discurso.


Da audiência pública participaram o superintendente estadual de Turismo Julio Olivar, o deputado estadual Marcelino Tenório (PRP – Ouro Preto) Cileide de Macedo Vitorino, Diretora Executiva do Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE), Ananias Frota dos Santos, presidente do Sindicato das Empresas de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SindHotel), do Sebrae-RO o economista Sebastião Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores Edis Farias, e os vereadores Cleide Almeida, Deraldo Pereira, Peragibe Félix e Rosária Helena.     

  

Por força da lei Estadual 664 de 2012, Ouro Preto do Oeste é o primeiro município de Rondônia a ter o título de Estância Turística, o que o diferencia das demais cidades do Estado no que diz respeito a captar recursos financeiros e econômicos junto ao governo estadual e governo federal. A prefeitura enviará para a Câmara nos próximos dias o projeto de Lei que cria a SECTUR.

 

CAPACITAÇÃO

Na audiência pública de sexta-feira, o representante do Sebrae-RO Sebastião Oliveira anunciou que já estão disponibilizados recursos na ordem de R$ 800 mil para serem investidos em Ouro Preto do Oeste, na capacitação de profissionais e os empresários do setor de restaurante e hotelaria é que vão decidir quais aprendizados serão trazidos para a cidade.


A diretora executiva da Fecomércio Cileide Macedo anunciou que, de 26 de outubro a 6 de novembro, estará sendo oferecido em Ouro Preto do Oeste os cursos de capacitação em culinária e para garçom, que serão ministrados por meio do Senac sem custo algum para os participantes.   


MUSEU DO MIGRANTE

O superintendente do Turismo Julio Olivar entregou durante a audiência pública ao prefeito Alex Testoni o projeto base da construção do Museu dos Migrantes que será construído no cume do Monumento Natural do Morro Chico Mendes.


Olivar também anunciou recursos para a construção de dois centros de atendimento ao turismo, sendo um deles na Praça dos Migrantes, que será reconstruída num moderno projeto, também com recursos do governo estadual.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br 

Leia Também