Correio Central
Voltar Notícia publicada em 11/01/2019

Escola 28 de Novembro deve ser a 1ª a ser militarizada em Ouro Preto do Oeste; vereador Serginho cobra governador

Marcos Rocha já dirigiu o Colégio Militar em Porto Velho, fez o compromisso com o vereador Serginho Castilho em outubro de militarizar a Escola 28 de Novembro.

A Escola Estadual 28 de Novembro de Ouro Preto do Oeste, localizada na Rua Olavo Bilac, Bairro União, deve ser a primeira instituição de ensino a ser militarizada nesta região do estado.

O projeto de militarização já foi debatido na cidade, e o governador Coronel Marcos Rocha (PSL) que já dirigiu o Colégio Militar Tiradentes, na Capital, fez o compromisso com o vereador Serginho Castilho (PRP) de militarizar uma escola em Ouro Preto do Oeste a 12 dias de ser eleito, durante reunião de campanha em Ji-Paraná, com a União de Câmara de Vereadores de Rondônia (Ucaver), ocorrida em 16 de outubro do ano passado.

 Na ocasião, ao ser cobrado pelo vereador Castilho, Marcos Rocha pediu o microfone e iniciou discurso perante 143 vereadores afirmando que foi diretor do Colégio Tiradentes, reforçando que ex-alunos e alunas dele hoje são médicos, oficiais do Exército e da PM, agentes penitenciários, professores, e atuam em todas as áreas do conhecimento humano.

Num discurso empolgado, Marcos Rocha disse que quando foi diretor do Colégio Militar em Porto Velho ele conseguiu melhorar muito a qualidade da educação e criou uma nova história dentro do Colégio Tiradentes.  

“Eu tinha 1.220 alunos. Eu recebi 5.989 pedidos de vaga só em Porto Velho, contra fatos não há argumento. Há sim um interesse dessa educação diferenciada e a gente tem que dar essa opção para a população. Não é pra nós, é a população que está pedindo”, acenou positivo.

Imagem: Serginho Castilho e Marcos Rocha discursando sobre militarização de escolas, em Ji-Paraná 

O vereador Serginho Castilho disse em entrevista ao Correio Central que vai solicitar uma audiência com o governador para cobrar agilidade nos procedimentos para a elaboração do Decreto que transfere a administração da Escola para a Polícia Militar nos mesmos moldes das Escolas militarizadas em Ariquemes, Jaci-Paraná, Ji-Paraná e Vilhena.

“Ele tem esse compromisso comigo e com a nossa cidade de militarizar a Escola 28 de Novembro. Assim que voltar o período legislativo nós vamos tratar dos detalhes técnicos. Já fizemos a audiência pública, já temos os votos e todos os trâmites legais, só falta o coronel dar a canetada final”, posiciona-se o vereador.

As primeiras escolas foram militarizadas em Rondônia em 2017 na gestão do ex-governador Confúcio Moura (Decreto nº 21, de 22 de maio), que foi militar durante 11 anos, como sargento da Polícia Miliar do estado de Goiás. A Escola Júlio Guerra de Ji-Paraná, por exemplo, passou a se chamar Escola Militarizada Tiradentes unidade 4.

Pelo Decreto, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/RO) e o Comando da Polícia Militar, adotam o conjunto de medidas necessárias ao pleno funcionamento das novas escolas nos termos que foram criadas.

Assim, as unidades serão instaladas sob o comando e direção de oficiais da PM da ativa, com estrutura orgânica condizente com as escolas de rede pública estadual, regimento interno próprio e projeto político-pedagógico diferenciado, baseado no modelo paramilitar.   

Escola Estadual 28 de Novembro é a unidade estadual de ensino a ser militarizada

Confúcio Moura, ex-sargento da Pm de Goiás, militarizou as primeiras escolas em Rondônia, em 2017

Antigo Júlio Guerra, em ji-Paraná, se tornou o Colégio Militar Tiradentes, unidade 4

  

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também