Correio Central
Voltar Notícia publicada em 19/12/2016

Em carta para Papai Noel, criança, adolescente e adultos de Ouro Preto narram sofrimento e pedem tratamento odontológico

Emociona a cartinha de um menino de 8 anos e de uma adolescente de 16, enviadas para a dentista Simone Silva, do Projeto Voluntários de Ouro

Na última sexta-feira, as agências dos Correios em todo o país encerraram o prazo para adotar cartas para Papai Noel que são enviadas por crianças e adultos.

A agência de Ouro Preto do Oeste recebeu inúmeras cartas com diversos pedidos de crianças descrevendo o presente que desejam ganhar no Natal, e também foi registrado o pedido de cartas de adolescentes e de adultos contando seus dramas e pedindo que seu desejo seja realizado.

Chama atenção a quantidade de pessoas que clamam por um tratamento odontológico, ou por uma simples dentadura.

A dentista Simone Silva, idealizadora do projeto “Voluntários de Ouro”, que mantém na cidade rede de apoio formada por profissionais solidários e que realiza em Ouro Preto d’Oeste tratamento odontológico sem custo para pessoas carentes se tornou uma “Mamãe Noel” neste Natal, após ir à agência dos Correios da cidade recolher algumas cartas com pedidos para o Papai Noel para receberem tratamento de saúde bucal.

Uma das cartas deixadas na agência dos Correios de Ouro Preto do Oeste, endereçada para o Papai Noel, é de um garotinho de 8 anos de idade, que relata ficar triste quando vê sua mãe triste e cabisbaixa por não poder se alimentar direito, e sequer sorrir. Ele inicia pedindo um carrinho que se transforma em robô e uma bolsa de escola, mas na sequência deixa de lado o seu desejo para falar do drama da mãe: “Papai Noel, eu não moro com meu pai e também gostaria de ver minha mãe com os dentes dela. Ela fica muito triste porque não tem dentes e precisa ajustar a dentadura dela. Ajuda minha mãe a colocar os dentes dela e sorrir, porque eu fico muito triste quando ‘vejo’ ela sem a dentadura. Papai Noel cumpra esse meu desejo”, escreveu o menino.

Uma adolescente de 16 anos escreve num pedido que tem vontade de fazer muitas coisas ruins porque não tem mais dentes, e os que têm estão estragados e destruídos, e lamenta que a vida lhe tirou aquilo que queria par a sua felicidade. “Tem dia que eu prefiro morrer, penso que nunca mais vou sorrir, nunca mais vou ter meus amigos porque eles me desprezam por eu não ter dentes. Queria ser igual a todas as pessoas e ter aquele sorriso lindo”, escreveu a adolescente, concluindo que preferia não ter nascido para sofrer como sofre, por não poder ter um sorriso, uma roupa, um calçado.

A profissional de odontologia não recolheu apenas cartas de crianças e da adolescente. Uma senhora de 49 anos de idade também escreveu uma carta relatando que tem três filhos e dois netos, não é mais criança e por isso não acredita mais em presente de Papai Noel, porém relata seu drama: “Vou pedir para uma (pessoa de) alma caridosa de bom coração, e de condição financeira boa, que queira me ajudar com uma dentadura. A minha tem oito anos e quebrou quando eu fui chupar um pirulito”. Ao finalizar a carta, a senhora afirma que é cardíaca fez três cirurgias para implantação de ponte de safena, e breve vai passar por outra cirurgia pra desobstrução de uma veia.

Outra mulher de 22 anos, mãe de dois filhos com 7 e 3 anos, também escreveu uma carta para os Correios endereçada a Papai Noel pedindo tratamento dentário. Na carta ela escreve “Oi Papai Noel, tenho um sonho de ir ao dentista arrumar os meus dentes, seria um grande sonho meu. Agradeço se você conseguir uma pessoa de coração bom, muito obrigado”.

Simone Silva ficou bastante comovida com as cartas e está em contato com seus colegas que apoiam o projeto Voluntários de Ouro para viabilizar a ajuda necessária para essas mulheres, e do garoto que pede pela mãe, e alguns “Papais Noeis” já se dispuseram em ajudar.

O projeto Voluntários de Ouro ganhou na semana passada um trailer com uma unidade móvel de odontologia adquirida pelo Sicoob Centro, ao custo de R$ 69 mil, e em 2017 o projeto vai ampliar o atendimento a famílias carentes na cidade.

Fonte: Por Edmilson Rodrigues


Leia Também