Correio Central
Voltar Notícia publicada em 05/07/2015

PREFEITOS DA REGIÃO CENTRAL QUEREM CONSTRUIR ATERRO SANITÁRIO COLETIVO

Com a suspensão do aterro sanitário de Ji-Paraná, os prefeitos querem se unir e com apoio da Promotoria de Justiça construir aterro coletivo em áreas previamente selecionadas e aprovadas com licenciamento ambiental.

Sabendo que não poderão conta com o aterro sanitário de Ji-Paraná, cujas obras foram interditadas no di 15 de março por determinação do Desembargador Eurico Montenegro Júnior, os prefeitos do bloco de municípios da região de Ouro Preto do Oeste vão ser aliar ao Ministério Público, e buscar alternativa dentro de seu próprio domicílio e, se possível, construir um aterro sanitário coletivo.


Transportar o lixo para o aterro sanitário da cidade de Novo Horizonte é inviável economicamente, segundo os prefeitos. No caso de Ouro Preto do Oeste, por exemplo, a prefeitura teria que criar uma tarifa extra de imposto de coleta, equivalente ao dobro do valor do que foi cobrado no IPTU deste ano.


O prazo para eliminação dos lixões foi prorrogado para o fim do primeiro semestre deste ano. Ouro Preto do Oeste produz 22 toneladas de lixo por dia; Mirante da Serra produz 130 toneladas de lixo por mês; Nova União e Teixeirópolis produzem 39 toneladas por mês cada.

 

Os municípios de Vale do Paraíso e Urupá pertencem a este bloco, mas os prefeitos faltaram à reunião ocorrida na Câmara de Vereadores de Ouro Preto do Oeste. “No momento fica pesado para nós transportar o lixo para Novo Horizonte”, disse o prefeito Valdir de Teixeirópolis. “O aterro de Novo Horizonte é uma possibilidade no meu entender bem distante”, completou o prefeito “Zé Silva”, de Nova União.


Participaram da reunião o secretário de Obras Braz Paganini, o vereador Carlos Kleber, de Teixeirópolis, e Fábio Furtado, gerente de convênios e projetos da prefeitura de Ouro Preto do Oeste.


APOIO DO MP

A promotora Alba da Silva Lima sugeriu aos prefeitos dessa região que construa seu aterro sanitário, e assegurou no documento que o Ministério Público vai dispor de técnicos para fazerem a análise e vistoria de viabilidade da área selecionada.


Com base nesse apoio do MP, os prefeitos Joselita Araújo da Silva, Jandir Louzada de Melo (PMDB), de Mirante da Serra, José Silva Pereira (PR), de Nova União e Valdir Mendes de Castro (PP), de Teixeirópolis, decidiram que irão selecionar até 03 áreas possíveis para instalação de aterro sanitário individual em seus municípios, e remeter para a Promotoria de Justiça de Ouro Preto do Oeste fazer a seleção final.


O estudo técnico para instalação do aterro sanitário leva tempo, e são estudados desde o impacto ambiental de solo, até a poluição de mananciais e a direção do vento, por exemplo. 


Após uma reunião com os prefeitos, ocorrida no dia 08 de junho, na sede da promotoria, a promotora Alba da Silva enviou um oficio com questionamentos para os prefeitos acerca do interesse de instalar aterro sanitário próprio, e eles têm prazo para responder se tem interesse, e apresentar as áreas disponíveis.


No caso de Ouro Preto do Oeste, a prefeita Joselita Araújo e o secretário de Obras Braz Paganini informaram que existe a área do lixão atual, que mede 7 alqueires, e mesmo a área do aterro sanitário embargado na gestão do ex-prefeito Carlos Magno, na comunidade Santa Rosa (na BR-364). O prefeito de Mirante da Serra informou que seu município tem a área na estrada da C-40, sentido a Urupá, medindo 3 alqueires, que pode ser utilizada.  

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Texto e Fotos: Edmilson Rodrigues

Leia Também