Correio Central
Voltar Notícia publicada em 23/06/2015

Nova União faz aniversário

No ano de 1982 o vilarejo foi elevado a Núcleo Urbano de Apoio Rural (NUAR), sendo instalado numa área de 40 hectares, em local considerado estratégico do Projeto Integrado de Colonização Ouro Preto.

O Município de Nova União está completando 21 anos de emancipação político-administrativa nesta segunda-feira, 22 de junho. Mais de um quinto de século de muitas lutas e conquistas. Sua população total é de 7.493 habitantes, distribuídos em 807,10 km², atingindo uma densidade demográfica de 9,28 habitantes por quilômetro quadrado.

 

A área rural concentra a maior parte dos moradores (5.952 ou 79,43%). Por sua vez, o perímetro urbano apresenta 1.541 habitantes ou 20,57%. De acordo com o IBGE/2008 o Produto Interno Bruto (PIB) do Município é de R$ 66.293.811.000, com PIB per capita de R$ 8.309.58.

 

A economia do Município é centrada na produção agropecuária, destacando-se gado de corte e de leite, suínos, bubalinos, equinos, ovinos, caprinos, muares, aves, criação de peixes, produção de grão, frutas e agroindústrias. Nova União apresenta estabelecimentos comerciais variados, condizentes com o tamanho da cidade, atendendo satisfatoriamente as necessidades dos moradores. Ao longo da via de acesso à sede do Município (RO-470) observa-se também grande número de pontos comerciais, que atendem principalmente moradores da zona rural e viajantes.

 

Turismo

O Vale das Cachoeiras é um local lindo, com natureza preservada. Para se chegar à principal cachoeira, o visitante segue por uma trilha com piso de madeira de cerca de um quilômetro em meio à floresta. A infraestrutura do local apresenta bar, restaurante, chalés, local para churrasqueiras, lagos, escorregador aquático e toboágua.

 

Um pouco de história*

Criado pela Lei Estadual 566, de 22 de junho de 1994, o município teve sua origem em uma pequena vila. No ano de 1982 o vilarejo foi elevado a Núcleo Urbano de Apoio Rural (NUAR), sendo instalado numa área de 40 hectares, em local considerado estratégico do Projeto Integrado de Colonização Ouro Preto. Algum tempo depois, o local acabou por concentrar pontos comerciais, escolas, atendimento básico em saúde, extensão rural, órgãos e agências do governo. O extinto Banco do Estado de Rondônia (BERON), também marcou presença nos primórdios de Nova União, em apoio aos habitantes das áreas rural e urbana do município.

 

*Nota: O texto “Um pouco de história” (último parágrafo) é baseado em trabalho do professor Cremildo Vial, de Nova União – RO, licenciado em pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), especialista em História e Geografia.

 

Texto e Fotos (exceto a da vista aérea): Anfrízio Santana 

Leia Também